Estado de São Paulo vai construir um modelo de cidade-inteligente

Avatar

Por Elena Costa

1 de fevereiro de 2018 às 10:18 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Em reunião do Secretariado no último dia 22, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e vice-governador do Estado, Márcio França, anunciou a construção de um modelo de cidade tecnológica e inteligente que se localizará no Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

“O IPT vai iniciar a construção de uma cidade inteligente em seu campus, com todas as suas funcionalidades interligadas, que servirá de protótipo para que prefeitos e secretários conheçam o conceito na prática”, afirmou o secretário. Já o pesquisador da Seção de Automação, Governança e Mobilidade do IPT, Alessandro Santiago, afirmou que a ideia é tornar o campus do IPT um ambiente em que se possa experimentar tecnologias e soluções voltadas para ampliar o conhecimento tanto no conceito de cidade inteligente quanto de sustentabilidade.

Empresas e instituições interessadas em contribuir com ideias e apoiar o projeto por meio de parcerias foram convidadas, através de um chamamento público, a participarem de um workshop para exposição, detalhamento e debate das ideias em 23 de janeiro no Instituto. Além disso, foi apresentado as competências que o IPT possui que foram unidas para a primeira fase de implantação do conceito.  São elas: meio-ambiente, edificações inteligentes, serviços públicos e mobilidade inteligente.

A previsão é que até o fim do ano São Paulo tenha um ambiente onde demonstrará suas tecnologias através de centros de controle, smartphones, mapas digitais, galeria de tecnologias e visita às instalações físicas.

Assim como muitas cidades ao redor do globo São Paulo está fomentando o uso de tecnologia para melhorar a vida de seus cidadãos e também estimular o desenvolvimento de novas tecnologias. Saiba mais sobre as tecnologias que estão inovando e modificando o mercado e as cidades no Construtech Conference, um evento exclusivo para debater as mudanças nas cidades e no mercado imobiliário.