Escola ensina programação e “STEAM Education” para crianças e adolescentes

Por Tainá Freitas
10 de abril de 2018 às 11:24 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Fórum Econômico Mundial afirma que 65% das crianças que estão na escola primária hoje irão trabalhar, no futuro, em trabalhos que ainda não existem. Em outro relatório, de 2016, o mesmo órgão afirma que a indústria de mobilidade espera um crescimento na oferta de emprego, mas que quase 40% das funções das vagas ainda não fazem parte das habilidades básicas das mesmas funções atualmente. A Nova Economia está trazendo mudanças ao mercado, no qual a tecnologia ganha cada vez mais importância.
Se no futuro as demandas serão outras, cabe às crianças e adolescentes aprenderem de acordo com as novas habilidades. Esse é o objetivo da Yadaa, a primeira escola brasileira focada em STEAM. “STEAM” compreende as siglas de “Science, Technology, Engineering, Arts and Math”, que correspondem à ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Em 2012, o empreendedor Antonio Paes estava no exterior, presenciando o surgimento de várias ferramentas que podiam auxiliar no ensino para crianças, como o Arduino, Scratch e Lego. Começou, então, a elaborar uma matriz curricular de uma escola específica de tecnologia. A Yadaa foi fundada em 2014, em São Carlos, polo tecnológico e universitário de São Paulo.
Ao contrário das aulas convencionais, as aulas da Yadaa são baseadas em projetos. A aula expositiva dura poucos minutos – na maior parte do tempo, os alunos estão posicionados em grupos, colocando a mão na massa. A intenção é que eles desenvolvam um projeto por aula, usando os conhecimentos adquiridos. A junção de teoria e prática garante que o conteúdo foi ensinado.
As aulas são voltadas ao público de 7 a 18 anos, que podem aprender mais sobre programação, robótica, animação, impressão 3D, criação de aplicativos, entre outros. As aulas são divididas em módulos partes da grade curricular ou livres.
A Yadaa traz cursos de introdução à programação na plataforma do jogo popular para crianças Minecraft, o que permite que os alunos aprendam se divertindo. “O grande diferencial é conseguirmos, realmente, tirarmos a criança do modo passivo de ficar vendo vídeos no Youtube ou jogando e trazê-la para um papel onde constrói novas tecnologias”, comentou Antonio Paes, CEO da edtech.
O desenvolvimento de projetos somado à interação em plataformas já conhecidas e queridas pelos alunos garante o engajamento mesmo em conteúdo mais avançado. “Nós ensinamos programação, mas todas as aulas possuem conteúdo de matemática, ciência e engenharia”, afirmou Paes.
Atualmente, a escola possui unidades em São Carlos, Araraquara, São José dos Campos e Rio Claro, cidades do Estado de São Paulo. Mas, devido ao modelo de negócios, é possível encontrar os cursos em escolas particulares e há a previsão de lançamento de aulas online em junho deste ano. A startup possui planos de expansão para outros estados no ano que vem.
“A STEAM Education é parte do futuro. Não é o simples e único meio de educação, mas é grande parte de como as coisas devem fluir daqui em diante”, finalizou Antonio Paes. Confira o depoimento e a experiência dos alunos:
Gostou do projeto? A Yadaa será uma das startups presentes no Startup Village da EdTech Conference que acontecerá no dia 18 de abril. Garanta a sua vaga no evento e fique por dentro das últimas inovações no mundo da educação!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários