Carros autônomos, sem nenhum motorista dentro, vão ser finalmente testados

Avatar

Por Elena Costa

28 de fevereiro de 2018 às 16:19 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Carros autônomos com um backup humano remoto, ou seja, com um sistema computadorizado com um operador humano longe – podendo até controlar mais de um carro ao mesmo tempo -, serão testados nas vias públicas da Califórnia até abril, afirmou o Departamento de veículos motorizados (DMV) do estado.

O operador remoto, que controlará diversos carros a milhares de quilômetros de distância, é um passo que permitirá que esta indústria nascente e rentável preencha os requisitos feitos pela Califórnia. Experts acreditam que a cedo adoção da tecnologia irá incluir serviços que maximizem os passageiros pagantes enquanto elimina os backups pagos daqueles que viajam com eles.

A corrida para desenvolver carros autônomos inclui montadoras globais como General Motors e gigantes da tecnologia como a Waymo da Alphabet. Se eles estiverem prontos para lançar a tecnologia de monitoramento remoto até abril, será a primeira vez que poderão testar seus respectivos carros em vias públicas do estado sem um motorista presente.

Companhias como Nissan, Waymo e as startups Zoox, Phantom Auto e Starsky Robotics estão trabalhando na tecnologia que permite o operador remoto tomar controle do veículo caso o sistema autônomo do carro falhe ou apresente problemas.

Tecnologia, já usada pelos militares e NASA, é um jeito de colocar os carros autônomos em uso comercial. Com as novas normas de regulamentação aprovadas pelo congresso e com a data 2 de abril prevista para entrar em ação e notificação pública em 2 de março no site do DMV, eles possuem sinal verde para o teste. Segundo a porta voz do DMV, Jessica Gonzalez, será interessante ver qual fabricante será o primeiro a realizar o teste.

Carros autônomos e a tecnologia que os move, a LIDAR, e muitas outras tecnologias estarão presentes no dia a dia das pessoas causando um impacto, não somente na indústria como nas políticas públicas. Pensando nisso a StartSe montou um guia com as maiores tendências para se observar ao longo do ano e quais as apostas dos maiores especialistas do mercado com o nosso e-book 2018: The Observation Deck.

(Via Digital Journal)

Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]