Drones e Internet das Coisas: uma parceria que pode render bons frutos!

Avatar

Por Lucas Bicudo

25 de Maio de 2017 às 15:30 - Atualizado há 4 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Drones são uma poderosa fonte de dados visuais, que podem ser combinados a dados de sensores para permitir uma nova percepção sobre o desempenho operacional. Empresas podem usar essa sensibilidade para tomar decisões melhores e mais fundamentadas em relação ao reparo e à manutenção.

Vamos falar sobre o trabalho que a AeroVironment, ao lado da OSIsoft, está fazendo nesse sentido. A combinação de dados visuais obtidos por drones com dados de sensores do PI System da OSIsoft pode não apenas economizar o dinheiro dos clientes, mas também, salvar vidas. Operários de linhas de serviços públicos, conhecidos como técnicos de linha, têm um entre os dez empregos mais perigosos do mundo.

Técnicos de linha são encarregados de realizar inspeção física e reparos em torres e linhas de serviços públicos, o que coloca suas vidas em risco constantemente. A combinação de imagens de drones e dados em tempo real do PI System está melhorando a segurança no trabalho e as estratégias de manutenção desses operários.

Veja mais: Drones e Internet das Coisas são temas recorrentes no Vale do Silício. Você conhece a região? Montamos o e-book: “Conheça o Vale do Silício“, para te ajudar a entender como as coisas funcionam em um dos maiores centros de inovação do mundo.

Para um cliente, a empresa usou drones para aplicar marcas geográficas em torres, o que estabeleceu nome e localização de cada uma. Essas marcas visuais foram mapeadas para o AF, onde dados de registro geográfico e imagens visuais coletadas foram combinadas a dados de sensores do Data Archive. A mistura de informações era apresentada no centro de controle por meio do PI Vision, dando aos técnicos de linha uma visão completa de todos os dados e torres em um único sistema.

Agora esses profissionais podem ver e identificar remotamente a origem dos problemas, de modo que precisam realizar inspeções físicas apenas em ativos específicos, diminuindo substancialmente ferimentos e mortes relacionados ao trabalho.

“Precisamos pensar nos drones como mais um dispositivo móvel em todo o mundo da IoT (Internet das Coisas)”, disse Nazlin Kanji, diretor de produtos da AeroVironment, durante a User Conference da OSIsoft de 2017, em São Francisco. “Eles são mais uma fonte de dados e podemos usá-los para desenvolver análises.”

Para produzir inteligência prática usando dados de drone, a AeroVironment criou o Sistema de Apoio à Decisão da AeroVironment (AV SAD). “Os clientes não estão interessados em dados brutos”, observou Kanji. O AV SAD proporciona percepções que funcionam em conjunto com as necessidades do cliente, além de ter sido criado em arquitetura aberta, o que permite o compartilhamento de dados com soluções de parceiros, como o PI System. Com a solução da AeroVironment e OSIsoft, dados fotográficos, termográficos e de levantamento por vídeo produzidos por drones são combinados a dados de sensor do PI System, proporcionando uma camada adicional de valor aos clientes e aumentando a visibilidade operacional.

Com esse fluxo de informações, empresas podem usar dados em tempo real, históricos e visuais do AV SAD e do PI System para obter percepções de maneira antecipada, de modo que possam implementar estratégias de manutenção preventiva para corrigir problemas antes que se tornem catastróficos.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]