A disrupção da própria disrupção

Conheça a primeira criptomoeda criada sem utilizar a tecnologia do Blockchain que promete transformar este mercado

Avatar

Por Felipe Lamounier

22 de setembro de 2017 às 11:36 - Atualizado há 2 anos

*Por Gustavo Marques e Felipe Lamounier

A disrupção nada mais é do que a interrupção do curso normal de um processo. É no sentido desta palavra que as novas tecnologias, tendências e empresas criaram um ambiente sistêmico de inovação no mundo e em especial no Vale do Silício.

Tecnologias surgem e desaparecem em uma escala sem precedentes, fazendo com o que era novo, passe a ser ultrapassado em poucos meses ou semanas. Temos uma grande inovação e que vem chamando atenção do mundo todo que é o Blockchain, já bastante difundido nos meios de comunicação e viralizada através do seu token Bitcoin, que teve uma valorização que não pode ser comparada a nenhum outro ativo na atualidade nos últimos anos.

Mas como vimos, nada é para sempre, “e o pra sempre, sempre acaba”. Surge uma nova tecnologia chamada Tangle e seu token IOTA projetada para funcionar como engrenagem central da internet das coisas (Internet Of Things).

Como o conceito da inovação é que tudo pode ser melhorado, tal tecnologia possui exponencial infinita de transações, descentralização e é considerada mais avançada que o recente e inovador Blockchain, conforme narrado em diversas revistas como Forbes, Techcrunch, International Business Times.

E porque a tecnologia Tangle seria superior ao Blockchain? Por vários motivos. O primeiro é o custo ZERO e transações offline e sem necessidade de mineradores. No Tangle, a cada transação é formado um novo bloco e este a cada transação automaticamente verificado novas outras duas transações, aumentando sua escala de verificação a números exponenciais, sem intermediários e sem pagamentos por isso.

Porque a Tangle (iota) vai crescer nos próximos anos? Com ela você pode comprar uma bala se quiser a custo zero, já no Blockchain não, neste sempre há um custo que pode ser inclusive maior que o valor negociado. Se pudesse escolher, qual você iria optar?

Mas como disse no início do texto, quem sabe amanha não surge uma nova tecnologia que coloque a Tangle e o Blockchain como tecnologias ultrapassadas? Quer ficar por dentro das transformações que podem ocorrer neste mercado? Fica aqui o convite para o Bitcoin Conference, o maior evento sobre o assunto, realizado pelo StartSe. Lá estarão grandes especialistas em Blockchain, Bitcoins e outras criptomoedas para discutirem tendências e oportunidades deste mercado.

Bem vindo a disrupção da disrupção. Mantenha a mente aberta.