Conheça Judith, o primeiro robô 100% brasileiro

Avatar

Por Elena Costa

20 de fevereiro de 2018 às 11:30 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Judith, o primeiro robô 100% brasileiro, poderá chegar no mercado em 2 anos! Desenvolvido por Andrey Masiero, doutorando do Centro Universitário FEI e mais 11 alunos de graduação e 1 mestrando da universidade, o robô visa auxiliar idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção em atividades domésticas.

Criada em 2013, o protótipo autônomo consegue se locomover pela casa, reconhecer pessoas caídas no chão e também identificar o estado de espírito delas por meio das expressões faciais. Feita com componentes disponíveis no mercado, a Judith – nome dado ao robô – tem como uma de suas peças o Kinect do Xbox para reconhecimento de movimentos.

O intuito de utilizar elementos já disponíveis no mercado é para o grupo focar no desenvolvimento relacionado à interação do robô com os humanos e a inteligência artificial. A dificuldade encontrada neste processo é deixar a Judith em um modelo que não seja invasivo ou autoritário.

Masiero afirma que pretende criar uma startup após o término de seu doutorado. “Não estamos nem um pouco distantes do que está sendo feito nesse setor lá fora”, completa o pesquisador.

Confira abaixo um vídeo do pesquisador que mostra a Judith em funcionamento:

Fique por dentro das maiores tendências para se observar ao longo do ano e quais as apostas dos maiores especialistas do mercado com o nosso e-book 2018: The Observation Deck.

[php snippet=5]