Conectar o carro à internet pode diminuir o preço do seu seguro

Por Tainá Freitas
2 de outubro de 2017 às 15:14 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Desde que os carros “conectados” surgiram a tecnologia tem facilitado a vida dos motoristas – principalmente nos últimos anos. Agora, já não é necessário carregar um GPS pra lá e pra cá, vários os carros já possuem em seus painéis, muitos deles com conexão com o Waze.
Esqueça as multas por usar o celular: o próprio veículo te permite realizar e atender as ligações necessárias. Também não somos mais reféns dos CDs ou rádio: o bluetooth ou cabo auxiliar permitem que conectemos nossa playlist no carro. É possível utilizar esses recursos sem a conexão de internet, mas quando ela existe, os benefícios são ainda maiores.
Com a internet, as viagens de carro tornam-se cada vez mais pessoais. Segundo o VentureBeat, a tendência agora é que os veículos, unidos à internet e softwares inteligentes, aprendam a reconhecer o motorista e agir como um assistente virtual. A inteligência artificial será utilizada para atender os comandos de voz – tal como a Siri, da Apple, e o Google Assistente -, e aprenderá os trajetos e costumes preferidos.
Com o uso de softwares e inteligência artificial, se desejado, os dados da performance de direção do motorista serão guardados e podem ser analisados por seguradoras. Os motoristas que possuem seguro baseado no uso – ou seja, o valor pago depende de como e o quanto o usuário dirige -, serão beneficiados. Aqueles que possuírem uma boa conduta terão desconto – afinal, os dados do próprio carro já garantem que a direção é segura e responsável, resultando em uma menor probabilidade do uso do seguro.
Quando o carro conhece o motorista, a seguradora também pode conhecê-lo. A inovação, além de trazer descontos, quebrará estereótipos: a idade não será mais um fator tão decisivo no valor dos seguros para os jovens, por exemplo, que possuem taxas maiores.
Além disso, o uso da internet wi-fi integrada nos carros facilitará a vida do consumidor que já possui um carro tecnológico, mas que precisa levá-lo a concessionária toda vez que deseja atualizar o software. Como acontece no Tesla, o carro elétrico e autônomo da empresa homônima do Vale do Silício, as atualizações de software poderão ser realizadas a qualquer hora, quando há uma conexão com a internet disponível.
Os carros conectados são uma inovação que atinge a experiência do usuário e a economia. É um passo a frente que, aos poucos, mudará toda a nossa relação entre motorista e veículo. Mauricio Benvenutti falará sobre inovações que mudam o mundo no curso dinâmico Nova Economia. Confira.
(Via Venture Beat)
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários