Como um e-mail de um dos co-fundadores do Android pode custar bilhões ao Google
Por Lucas Bicudo
16 de Maio de 2016 às 15:44 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Um e-mail enviado por Andy Rubin, co-fundador do Android, lá em 2006, pode acabar custando ao Google bilhões de dólares em sua briga judicial com o Oracle.
O argumento central que está alimentando a discussão entre as duas gigantes é se o Google teria infringido o copyright do Oracle colocando peças chave da tecnologia do Java no sistema operacional Android.
O Java foi desenvolvido pela Sun Microsystems, adquirida pelo Oracle em 2009. Pouco tempo depois da aquisição, a companhia deu entrada em uma série de processos em cima do Google, alegando infração de copyright.
Para provar seu caso, o time de advogados do Oracle ressuscitou um e-mail de Andy Rubin, lá de 2006, em que o co-fundador admite ter conhecimento que a linguagem de programação do Java tinha seus direitos reservados para a Sun – e além disso, o próprio Google sabia e deliberadamente ignorou o copyright da companhia.
O mundo da tecnologia alega que APIs não estão sujeitos a direitos autorais, o que impossibilitaria qualquer tipo de interoperabilidade legal no caso. Dito isso, em 2014, uma apelação foi aprovada pela corte americana, em favor do Oracle, a qual é admitido que os APIs possuem sim seus direitos reservados.
Se um júri for de fato calcular toda a quantia devida ao Oracle agora baseado nesse e-mail, isso pode acabar se tornando um golpe bem sangrento para o Google. Isso porque se a companhia for julgada por ignorar os copyrights obstinadamente, sua sentença pode escalar demasiadamente e custar bilhões de dólares a mais além dos US$ 9 bi já pedidos.
Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários