Como o Google quer mudar o mundo com inteligência artificial
Por Isabela Borrelli
8 de junho de 2018 às 14:11 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A inteligência artificial é a grande aposta do Google. No evento Google for Brasil, onde eles anunciaram diversas novidades voltadas para o país, Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, falou sobre isso: “O mundo é cada vez mais AI first e o Google pensa e age dessa forma também. AI é um assunto que vai permear muito do que a gente vai falar”.
De fato, a gigante tem projetos que vão desde medicina até arte e cultura. Segundo Fernanda Viégas, cientista sênior de pesquisa de inteligência artificial do Google, uma das iniciativas ajuda médicos a diagnosticar diabetes e câncer com mais eficiência. Com atuação na Índia, uma vez que o país sofre com a escassez de profissionais de saúde, a AI é exposta a vários resultados de exames e aprende a diferenciar positivos de negativos.
Outra aposta do Google é o TensorFlow.js, uma livraria open-source que pode ser usada para definir, treinar e por em prática modelos de machine learning totalmente via browser, usando Javascript e níveis avançados de camadas API. “O legal é que agora uma comunidade muito maior de desenvolvedores pode ter acesso”, conta Viégas.
Um caso exemplar sobre as possibilidades do TensorFlow.js é a de um desenvolvedor que conseguiu fazer com que o mouse do computador seja controlado pelos movimentos da sua cabeça: se ele olhasse para baixo o curso ia para baixo, se olhasse para cima, o cursor também ia. Se ele franzisse o rosto, o cursor clica. O objetivo dessa aplicação era permitir que seu amigo, que ficou tetraplético, pudesse voltar e usar o computador.
Já na área das artes, o Google lançou a ferramenta Art Selfie, que combina a selfie de um usuário com alguma obra de arte, que esteja disponível no google Arts & Culture, e mostra as que mais se parecem com a selfie. São mais de 1.600 retratos e obras na ferramenta e mais de 500 pertencem a museus brasileiros! O resultado você vê abaixo:

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários