Como impedir que seu iPhone ou Android destrua seu pacote de dados

Avatar

Por Paula Zogbi

10 de dezembro de 2015 às 11:59 - Atualizado há 5 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Desde que muitas operadoras passaram a impedir que usuários que completaram seu uso de dados usem a internet – em vez de apenas diminuir a velocidade da conexão – todas as vezes que recebemos um SMS da operadora bate aquele desespero. Mas nem sempre a culpa é nossa.

Existem algumas configurações nos próprios aparelhos que podem otimizar a vida do seu pacote de dados, tanto em dispositivos Android quanto em iPads e iPhones.

1. Desligue atualizações de apps com dados

Os seus aplicativos estão constantemente sendo atualizados, mesmo que você não perceba mudanças, e isso é um comedor de dados e tanto. Para desabilitar, no iOS, vá à seção “iTunes e App Store” nos ajustes e desabilite “usar dados celulares”.

No Android, abra a Google Play, depois o menu dos três pontos à esquerda e selecione Configurações; Atualizar apps automaticamente. Lá, habilite “atualizar apps automaticamente somente via wi-fi”.

2. Não deixe apps rodando em segundo plano

Para que você vai querer que um aplicativo funcione enquanto você não está usando?

iPhones: a função pode ser desabilitada em Ajustes; Geral; Atualização em segundo plano. Caso queira que alguns dados continuem funcionando em segundo plano, é possível desabilitar um por um.

Android: em Configurações; Uso de dados, você pode ver a lista de apps baixados e desabilitar o uso de dados em segundo plano para cada um deles, clicando em “restringir dados no segundo plano”. Assim, eles continuarão sendo atualizados quando não estiverem abertos, mas apenas quando houver wi-fi.

3. Veja quais são os aplicativos que mais consomem dados

No iOS, em Ajustes; Celular, você encontra, na ordem, os aplicativos que mais consomem os dados do seu plano. É possível desligar o uso de dados para atualizações, só tocando no “interruptor” ao lado de cada um.

A mesma indormação pode ser vista em Dados, nos Androids.

4. Desligue o iCloud quando não estiver usando o wi-fi 

O iPhone está constantemente fazendo backups. Para desabilitar isso, vá em Ajustes; iCloud; Usar dados celulares.

5. Desabilite a assistência wi-fi (iOS)

Essa função nada mais faz além de consumir seus dados quando você está usando wi-fi. Se o sinal estiver fraco, o smartphone faz uso da rede para “dar uma mãozinha”. Para desligar: Ajustes Celular; Assistência Wi-fi.

6. Limite o uso de dados (Android)

Se você quer ser avisado de que está chegando perto do seu limite, ou mesmo não permitir que o aparelho use mais dados do que um determinado número, o caminho é: Configurar; Uso de Dados. Lá, você pode habilitar Definir limite de dados da rede celular.

7. Ouça música com sabedoria (iOS)

Em Ajustes; Música, existe a opção “Alta qualidade via celular”. Se você desabilitá-la, o aparelho consumirá menos dados para reproduzir músicas quando você não estiver usando wi-fi.

Mais sábio ainda é só ouvir música usando a internet quando estiver em lugares com wi-fi.

8. Use o modo avião ou desligue totalmente os dados

Vai dormir? Entrar em uma reunião? Se você não precisa ou não pode receber mensagens e ligações, não há motivo para manter o celular funcionando. Caso precise só receber ligações e SMS, desligue totalmente os dados.