Cervejaria usa Internet das Coisas para melhorar processo de fermentação
Por Lucas Bicudo
4 de agosto de 2017 às 18:48 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A cervejaria americana Deschutes Brewery está usando a Internet das Coisas para melhorar o processo de fermentação de sua bebida. Antes de implementar o conceito, o desafio da Deschutes era o mesmo de qualquer outra cervejaria artesanal: lançar regularmente novas cervejas para manter o interesse dos clientes.
O problema é que o processo de fermentação de cada uma dessas cervejas é diferente. E mais, esse processo pode ser dividido em nove etapas, sendo que diferentes cervejas passam de uma etapa para a outra em diferentes momentos. Normalmente, era preciso fazer leituras e análises manuais constantes para saber quando passar um determinado tipo de cerveja de uma etapa para a outra.
A alternativa para solucionar o problema foi começar a usar a Internet das Coisas, através da leitura de dados em tempo real, combinada com Machine Learning, para prever quando as transições ocorreriam, de modo a minimizar a necessidade das leituras manuais. A cervejaria pôde prever com precisão o momento de mudança entre os processos, economizando tempo de transição entre as etapas de fermentação.
Confira também: Caso você esteja pensando em começar sua empreitada, o StartSe montou o e-book gratuito “Passo a Passo para Criar uma Startup”, com tudo que você precisa saber para dar o pontapé inicial.
“Após 24 horas do início da fermentação, a empresa conseguiu ter uma previsão precisa de onde ela deveria terminar. Essas previsões não apenas economizam tempo na passagem para a próxima etapa da fermentação, como também nas etapas futuras, pois elas vão acontecendo de forma mais gradual quando a transição é realizada na hora certa”, comenta Tim Alexander, assistente de fermentação.
No futuro, a Deschutes quer automatizar por completo as previsões de cada cerveja e da transição de cada etapa. Ou como disse Alexander: “chegar ao ponto em que o sistema simplesmente indique que está na hora de mudar para a próxima etapa”.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários