“Carro voador” : empresa chinesa cria drone que transporta pessoas

Podendo voar sozinho e carregar passageiros, o EHang 184 é o primeiro de seu tipo

Avatar

Por Paula Zogbi

8 de janeiro de 2016 às 09:52 - Atualizado há 4 anos

Os carros voadores vistos em desenhos e filmes “futuristas” podem estar mais próximos do que imaginamos.

Acaba de ser lançado, durante a Consumer Electronic Show (CES), que começou nesta quarta-feira em Las Vegas, o primeiro drone elétrico que pode dar caronas para seres humanos, o EHang 184.

Trata-se de um veículo voador completamente autônomo projetado para conseguir transportar passageiros por distâncias curtas e voando baixo – exatamente como um drone comum.

Também como os drones, ele usa oito propulsores sobre quatro “braços”; mas, segundo um porta-voz, pode pousar usando apenas um desses braços se necessário, de acordo com o Business Insider.

Para se informar sobre o voo, o passageiro tem um tablet dentro da cabine, que também pode controlar funções do veículo – como a escolha do destino. O limite de peso que pode ser carregado é de 100 kg e a bateria dura o suficiente para uma viagem de 23 minutos de duração, a 100 km/h.

Caso aconteça algum imprevisto e a rota precise ser modificada, o passageiro pode “pilotar” o veículo usando este mesmo tablet, mas esta é a única maneira de controlar as funções do voo: não há nenhum controle físico – o que pode parecer preocupante. A EHang disse que está trabalhando em diversos mecanismos de segurança.

A fabricante realizou 100 testes com passageiros com este mesmo veículo que está na feira, e que o design está praticamente finalizado para ser produzido.

Teoricamente, carros que se dirigem sozinhos reduziriam o risco de acidentes nas estradas, de acordo com estudos. Resta saber se já estamos dando um passo ainda além desse e levando a tecnologia ao transporte aéreo no dia a dia. É possível.

Veja vídeo do drone em funcionamento: