Bolsas de valores de todo o mundo adotam Blockchain, a tecnologia do bitcoin

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

5 de outubro de 2017 às 17:05 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A segurança proporcionada pelo blockchain tem atraído a curiosidade de algumas bolsas de valores pelo mundo inteiro. O mecanismo ficou conhecido por ser a base de dados por trás de todas as transações do Bitcoin, mas hoje, o seu mercado vai muito além disso.

A tecnologia do Blockchain permite que qualquer transação seja realizada de maneira segura e confiável, pois a as informações confidenciais são criptografadas, mas o histórico de transações é visível para todos.

Hoje, a tecnologia do Blockchain atrai pessoas que querem a utilizar para outros meios que não o de criptomoedas. Esse é o caso da National Stock Exchange, principal bolsa de valores da Índia, que no começo deste ano conduziu um teste no uso da tecnologia para os principais bancos do país. No Chile, a IBM e a Santiago Exchange uniram-se para explorar o blockchain com o objetivo de reduzir erros, fraudes e diminuir o tempo e custo das transações.

A Nasdaq, a bolsa que concentra a maior parte das empresas de tecnologia, é atualmente o mais empenhado no uso de blockchain. Já em 2015, a empresa revelou que usava a tecnologia para auxiliar as transações da Chain.com, empresa especializada na tecnologia. Em maio deste ano, a Nasdaq e o Citibank anunciaram o lançamento de um sistema de pagamento baseado no blockchain da própria Chain.

Mas, além de utilizar, algumas bolsas de valores até investem na tecnologia – é o caso da Australian Stock Exchange, que investiu US$ 14,9 milhões na compra da startup Digital Asset Holdings, também especialista em blockchain. “Hoje, o blockchain – tecnologia por trás do bitcoin – pode ter pouco valor para geeks de computador, mas quando for abertamente adotado, transformará o mundo”, afirma Ginni Rometty, CEO da IBM, maior empresa de T.I do mundo para a Nasdaq.

O Blockchain serão discutidos na maior conferência sobre criptomoedas e as tecnologias do Brasil, o Bitcoin Conference, que estamos organizando com os maiores especialistas do assunto em São Paulo no mês de novembro. Teremos uma tarde inteira de discussões de como o Blockchain pode mudar a vida da sua empresa. Confira.

(Via Nasdaq)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui na StartSe, baixe nosso mídia kit. Caso você tenha interesse em patrocinar os eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]