Bitcoin: a revolução está em curso e ela não pode ser parada

Da Redação

Por Da Redação

26 de setembro de 2017 às 10:19 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O caso da Venezuela é cada vez mais interessante: o governo do país tomou todas as decisões erradas no campo econômico, causando uma hiperinflação e falta endêmica de produtos de necessidade básica. Por conta disso, milhares de negócios já pararam de aceitar o bolívar, a moeda do governo, e estão aceitando outras formas de pagamento.

Só que o país também está privado de dólares (graças ao controle cambial de longa data), então a principal alternativa à moeda oficial se tornou o Bitcoin, uma moeda totalmente digital.

Governos morrem de medo de moedas digitais privadas pelo fato de que elas tiram um poder gigantesco delas. Moedas funcionam, basicamente, com confiança. Como instituições privadas, historicamente, não foram confiáveis (com muita história de moeda adulterada), os governos assumiram a função. O problema é que os governos também não são, historicamente, confiáveis (quantos casos de hiperinflação você conhece?).

Então ao surgir uma moeda aberta, transparente e com um número conhecido de unidades em circulação, uma revolução começou! Uma revolução que foi prevista pelo economista austríaco Friedrich Hayek na obra “Desestatização do dinheiro”, onde ele apostava em um mundo com vários emissores de moeda e que, a mais estável, seria a mais aceita pela população.

Com as criptomoedas, estamos caminhando para isso: tirando um poder gigantesco do Estado, que em muitos casos é usado de maneira errada e acaba. Por isso os governos mundiais estão malucos para regulamentar ou proibir a moeda.

O caso venezuelano, porém, mostra que não tem muito o que fazer contra a moeda quando a população resolve usá-la. Não existe como fazer controle cambial no Bitcoin, ela é muito fácil de ser negociada. “Só que eles não podem fazer nada a respeito. Como você para algo que não pode ser parado?”, diz John McAfee, hoje um grande minerador de Bitcoin.

Para tratar desta revolução e dos desdobramentos no Brasil, preparamos um evento sensacional de Bitcoin chamado Bitcoin Conference, com os maiores especialistas do Brasil no assunto. Vamos debater se a alta dos últimos anos (de mais de 100.000.000%) formou uma bolha e como você pode ganhar dinheiro com isso (seja uma alta justificada ou bolha). Não perca.

Participe do Bitcoin Conference