Baidu e Blackberry realizam parceria pra carros autônomos e conectados

Baidu utilizará software da BlackBerry em sua plataforma para veículos autônomos

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

4 de janeiro de 2018 às 13:10 - Atualizado há 2 anos

A gigante de tecnologia chinesa Baidu realizou uma parceria com a canadense BlackBerry (sim, aquela dos celulares) para desenvolvimento de uma plataforma para carros autônomos. O Baidu utilizará o software QNX da BlackBerry como base da plataforma de veículos autônomos chamada de Apollo.

O software QNX da Blackberry foi desenvolvido para executar sistemas complexos em veículos. No software da Blackberry estarão integrados o já conhecido software para smartphone em carros, o Baidu CarLife, mapas em HD e o assistente DuerOS AI.

O mercado automotivo chinês é um dos maiores do mundo e, com a parceria, a Blackberry torna-se uma importante fornecedora de ferramentas para esse mercado. Para o Baidu, a parceria é uma forma de agilizar o projeto Apollo de carros autônomos, pois o software da BlackBerry já possui todas as certificações de segurança pedidas pela indústria e eficácia comprovada.

Mas a BlackBerry não é a primeira parceira da Baidu no projeto de carros autônomos. No Apollo, a empresa chinesa já contou com o apoio da Microsoft, Nvidia e Intel, por exemplo. O objetivo do projeto é trazer uma plataforma aberta, segura e confiável para carros autônomos para que seus parceiros desenvolvam os carros, acelerando o desenvolvimento dessa tecnologia.

Atualmente, os carros autônomos são uma promessa que já está virando realidade – por meio da Tesla, por exemplo -, mas que ainda possui muito potencial a ser explorado. Empresas como a Uber, Volvo, Alphabet, Lyft estão competindo para lançarem os próprios carros autônomos. Carros que dirigem sozinhos são um expoente da Nova Economia, que propõe a revolução do indivíduo por meio da tecnologia, mudando nossas vidas completamente. Para saber como a Nova Economia poderá afetar nossas vidas ainda em 2018, participe do evento 2018 – A Revolução da Nova Economia.

(Via Techcrunch)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

[php snippet=5]