Ataque hacker está derrubando sites ao redor do mundo (inclusive no Brasil)

Da Redação

Por Da Redação

12 de Maio de 2017 às 16:21 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Um mega-ataque hacker está derrubando diversos sites ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Alguns sites brasileiros também estão sendo afetados no momento, como o Tribunal de Justiça de São Paulo e o INSS (que está desligando todos os computadores para fugir do mega ataque).

O vírus tem origem na China e está afetando 45.000 localidades diferentes em 74 países diferentes. Os países mais afetados são Reino Unido e Estados Unidos. O vírus ataca uma vulnerabilidade do Windows 10, mas usuários que possuem o sistema operacional completamente atualizado não estão sendo afetados.

Os hackers pedem US$ 300 (cerca de R$ 950) para desbloquear o computador das pessoas afetadas, pago em bitcoins. A infecção é muito simples: basta clicar em um executável que está sendo distribuído ao redor do planeta, que então criptografa todos seus arquivos e trava seu computador. Portanto, somente quem tomar esta atitude será afetado.

A empresa mais afetada do mundo que se tem notícia até as 16h20 desta sexta é a Telefônica. Em sua matriz espanhola, há relatos de que os funcionários foram avisados a desligar os computadores através de megafones.

As pessoas são instruídas a não pagar o valores, pois não há garantias que o computador será desbloqueado após o pagamento.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]