“As startups estão acelerando a transformação para a Nova Economia”
Por Isabella Câmara
10 de outubro de 2017 às 11:20 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Cristiano Kruel, head de inovação do StartSe, abriu o LawTech Conference, evento focado no universo jurídico, com mais de 1.000 pessoas, discutindo sobre definições para o termo startup. Segundo Kruel, risco, inovação, incerteza e exponencialidade são palavras que descrevem o dia a dia desse novo modelo de negócio. “Uma startup custa originalidade para poder causar disrupção, e o movimento delas está acelerando a transformação para a chamada Nova Economia”, comenta.
Essa nova tendência fará com que a disrupção ganhe cada vez mais espaço no mercado em comparação as tradicionais empresas. O tempo que as grandes companhias permaneciam no índice de referência, por exemplo, tem diminuído significativamente. “Antigamente uma empresa passava cerca de 60 anos no S&P 500. Hoje, ela pode ser substituída a cada 15 dias”, afirma Kruel. Essa diminuição da vida útil das corporações é conduzida pelo crescimento de startups, que acabam alcançando o sucesso mais depressa e ditando as transformações do mundo.
A Tesla, fabricante de automóveis mais inovadora do momento, só produz veículos elétricos, e vem pesquisando tecnologia para transformá-los em autônomos. A companhia reflete claramente a relação entre empresas tradicionais e disruptivas. Em pouco mais de dez anos de existência, a Tesla vale hoje mais do a GM e a Ford, mesmo vendendo uma fração ínfima de carros que seus rivais. segundo Cristiano Kruel, vende mais de 100 milhões de carros por ano
Tecnologias como essa estão mudando a percepção das pessoas. Segundo ele, hoje, as tecnologias parecem até magia. A realidade aumentada, por exemplo, até pouco tempo era vista como ficção científica e hoje está se tornando realidade.
As startups estão dominando o mercado devido a facilidade de acesso ao ecossistema. “O custo para se iniciar uma startup nos anos 2000 era de aproximadamente US$ 5 milhões. Já em 2011, a pessoa pode ter cerca de US$ 5 mil que já pode ter acesso a esse modelo”, comenta Kruel.
As redes sociais, de acordo com ele, possuem um papel muito importante nessa transformação. “Um exemplo é a presença de pessoas de fora de São Paulo aqui no evento, elas tiveram acesso ao LawTech por meio das redes sociais, onde a quantidade de informação disponível é enorme”, diz.
Isso não é diferente no setor jurídico, que cada vez mais é afetado com as inovações que estão por vir – e de muitos outros que serão completamente transformados nos próximos anos. Criamos o curso Nova Economia – para tratar de todas as transformações que o mundo está passando nos próximos anos -, com Maurício Benvenutti, autor do bestseller Incansáveis. Confira e inscreva-se gratuitamente.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários