As 9 inovações tecnológicas mais promissoras para a medicina e sua saúde

Da Redação

Por Da Redação

7 de junho de 2017 às 16:46 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Tecnologia está a serviço das pessoas, não tenha dúvida disso. E uma das grandes mudanças que deveremos presenciar nos próximos anos é um avanço substancial na tecnologia médica, que deverá melhorar sua vida.

O que teremos nos próximos anos? Surgimento de novas formas de diagnóstico, de consulta a especialistas e de monitoramento. O portal Medical Futurist separou as principais inovações tecnológicas para a área da medicina e estamos trazendo-as para você.

Além disso, a gente vai promover um evento em São Paulo, o maior do Brasil, sobre startups da área médica. Chama-se Healthtech Conference e falaremos de todas as perspectivas da área de saúde e tecnologia, com os mais variados convidados apresentando diversas novidades que mudarão sua vida nos próximos anos.

Mas vale fazer um adendo: além de novidades da área de saúde, novas condições vão surgir por causa da tecnologia. Um exemplo é o chamado v-PTSD, o stress pós-traumático virtual, que já aflige alguns jogadores de videogames em realidade virtual – da mesma forma que soldados que lutam guerras reais são afetados.

Realidade Aumentada

Uma lente de contato digital do Google pode mudar a forma que diabetes é controlada atualmente, ao determinar o nível de glicose usando lágrimas dos usuários. Essa é uma primeira aplicação do uso da realidade aumentada para a área médica, com um protótipo que está sendo testado e pode ser disponibilizado para o mercado em breve.

A realidade aumentada deverá ser muito transformadora, principalmente na educação da medicina (permitindo que estudantes consultem tudo que precisarem na hora da prática) e em momentos mais difíceis, como cirurgias. Um exemplo é poder ver todas as veias de um paciente através da realidade aumentada, reduzindo risco de erros.

Cérebro Artificial

A “imortalidade” não é um sonho irreal mais. Na verdade, ele está bem próximo de acontecer. Podemos dar um upload em nossa consciência e continuar a viver em formato digital. O Google estuda isso e contratou o futurista Ray Kurzweil, cujo objetivo é viver para sempre, para trabalhar nesta modalidade.

Cyborgues

A fusão entre homem e robô deverá começar a acontecer realmente nos próximos anos, conforme humanos comecem a introduzir algumas tecnologias em seus corpos. Contudo, a expectativa é que esses implantes comecem a se tornar cada vez mais úteis.

Um dos aspectos que deverão fazer com que a tecnologia seja útil é a criação de “super-humanos”. Pessoas com a visão melhorada a ponto de enxergarem tão bem como águias ou ouvirem como morcegos. Isso deverá ajudar a melhorar condições e fazer com que pessoas que nunca enxergaram comecem a enxergar ou que pessoas que nunca andaram andem.

Impressora 3D

Se armas e objetos estão sendo impressos, o que impede que impressoras 3Ds imprimam outras coisas como remédios? Isso destruiria todo o mundo farmacêutico, com a maior parte das “receitas” disponíveis para qualquer pessoa que tenha os ingredientes em casa. Isso criaria um problema regulatório, conforme fique cada vez mais fácil ter remédios.

Além disso, existe a possibilidade de imprimir órgãos e outras coisas – como orelhas e narizes -, aumentando e muito a disponibilidade dos transplantes e salvando a vida de milhares de pacientes.

Aumento de dados sobre sua saúde

Um ponto interessante também da tecnologia é que haverá uma quantidade maior de dados e informações a respeito da sua saúde disponíveis. E isso terá aplicações interessantes: imagine que um recipiente de remédios poderá estar conectado com seu smartphone e te avisar que você não tomou aquele remédio aquele dia.

Você terá aparelhos de IoT que indicarão que você precisa ou não melhorar certos hábitos de sua vida. Além disso, poderá ajudar na gamificação de hábitos saudáveis: que tal transformar uma necessária caminhada diária em uma jornada para caçar Pokémons com o Pokémon GO? Ou um aplicativo que faz duas pessoas competirem para ter uma vida mais saudável?

Análise em tempo real

Uma nova faca cirúrgica inteligente foi desenvolvida e ela promete mudar a vida de muitos médicos. A iKnife foi desenvolvida por Zoltan Takats, do Imperal College if London, e usa uma corrente elétrica para fazer as incisões com o mínimo de perdas de sangue. Só que isso é antigo.

A novidade é que a fumaça pode ser analizada pela própria faca e detectar elementos químicos nesta amostra, identificando se esse tecido é maligno em tempo real. Ou seja, não precisa esperar uma biópsia para saber o grau de periculosidade.

Hologramas

Com mais e mais informações, é impressionante que muitos médicos não vão mais precisar de um laptop ou computador – com hologramas tomando conta disso. Isso deverá mudar radicalmente a sala de consultório. As informações vão estar disponíveis na nuvem e mais acessíveis ao médico onde eles estiverem.

Troca de informações

Outro ponto interessante é que muitas vezes você vai em um médico de uma especialização e descobre que seu problema, na verdade, requeria outro tipo de profissional. Ou que existem informações que precisam ser validados com outros médicos. Cada vez mais, os médicos podem usar redes sociais para trocar informações sobre pacientes e praticar telemedicina.

Ou seja, um paciente pode ir em um médico e este médico, vendo que aquele problema não é sua especialidade, busca um especialista para responder aquela questão. Inclusive tem uma startup brasileira trabalhando nisto e que já recebeu milhões de aporte e foi acelerada pelo Google: Portal Telemedicina.

Radiologia avançada

A radiologia é um dos campos que mais crescem dentro da medicina, e pode ser uma das áreas que mais avancem nos próximos anos. Uma máquina de radiologia vai ser capaz de identificar uma série de problemas, biomarcadores e sintomas de uma única vez, com um único exame. Isto vai colaborar para que tenhamos cada vez mais dados da saúde de cada um.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]

Cursos Startse para você iniciar: