Apple e Microsoft estão travando uma batalha antiga – enquanto a Amazon e o Google disputam uma completamente nova

Avatar

Por Lucas Bicudo

31 de Maio de 2016 às 13:52 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Desde a década de 90, a Apple e a Microsoft vem disputando qual marca estará mais presente na casa das pessoas. Até o fim de 2015, continuamos a ver anualmente a briga de quem estava mais no páreo, lançando seus hardwares de diferentes tamanhos, que davam um novo conceito para computadores pessoais.

Então a nova Apple TV se tornou compatível com a Apple App Store e a Microsoft atualizou seu Xbox One para suportar o sistema operacional do Windows 10.

Semana passada, foi divulgado um relatório que indicava que a Apple TV logo ganharia uma atualização que a transformaria em uma assistente de casa inteligente e o CEO da Microsoft Satya Nadella já chegou a dizer que o Xbox One também assumirá um papel similar em algum momento, começando pela chegada da Cortana na próxima atualização.

Isso significa que, hoje em 2016, depois de um bom tempo de corrida de diferentes formas e tamanhos, começamos a notar um alinhamento de filosofias entre as duas: Microsoft e Apple começam a apostar e creditar na televisão inteligente e interativa como o maior objeto de desejo de uma casa. Finalmente ambas chegaram na maior tela de um ambiente.

E se as pessoas querem assistentes de casa inteligentes, é isso que elas irão receber.

Essa é a briga dessas duas gigantes e amadurecidas empresas. Uma briga antiga, que vem lá do lançamento dos primeiros desktops, dos mouses, dos teclados e monitores, e que percorreu o início dos smartphones, da otimização. Hoje o céu é o limite e que na maior tela de sua sala esteja embutida uma inteligência artificial capaz de suprir grande parte das suas necessidades.

Mas agora falemos da Amazon e do Google, que estão embarcando em uma direção completamente diferente.

Com o Amazon Echo e o Google Home Assistant, essas duas companhias estão apostando em algo que esteja mais incorporado na sua vida, sempre de prontidão e funcional e que pode estar presente em qualquer lugar, ao contrário de uma televisão. A Amazon até vende versões mini de bolso do Echo, para que você possa o carregar aonde estiver.

A Amazon e o Google são as grandes primeiras empresas de destaque da era da internet, quando a nuvem, a network se tornou mais imporante do que qualquer computador pessoal. Enquanto ambas também decidiram cair no mercado de hardwares, essas duas foram as que conseguiram um lugar especial e cativo dentre as que souberam capitalizar o novo modelo de serviços online da internet.

Apple e Microsoft estão apostando que as pessoas ainda querem fazer de seus televisores a peça central de suas casas. A Amazon e o Google estão tentando prover um pouco mais de integração inteligente instantânea, com ou sem uma tela.

São as duas primeiras companhias ultrapassadas? Ou são as duas segundas vanguardistas demais? Com o jogo de inteligência artificial ainda vivendo sua infância, existe espaço para todo mundo estar certo. Mas como estamos nos acostumando a nos comunicarmos com nossos gadgets como se eles fossem humanos, parece que apenas duas irão ficar no páreo da nova era.

Quem serão? A briga do mais velho e experiente ou a do jovem antenado?

(via Business Insider)

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]