Apple é considerada a empresa mais inovadora do mundo em 2018; veja as 50+

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

21 de fevereiro de 2018 às 13:52 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O ranking realizado pela revista Fast Company traz a Apple como a empresa mais inovadora do mundo neste ano. No ano passado, a empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak figurou o 4º lugar. A Apple é seguida por grandes nomes da tecnologia como Netflix, Square, a chinesa Tencent e Amazon, respectivamente.

Para a revista, a Apple teve um ano notável em 2017 por variados motivos. Os produtos lançados em 2017 foram um grande sucesso, como os AirPods (fones de ouvido sem fio), que dominaram os Estados Unidos; o Apple Watch Series 3, que tornou-se um best-seller; e o iPhone X (smartphone premium da marca) “surpreendeu até os céticos”, embora as vendas estejam baixas. A Fast Company ainda afirmou que a empresa se tornou destaque no mercado de computadores pois é capaz de produzir desde desktops (os Macs) até smartwatches, “computadores” que podem ser levados no pulso.

E não é apenas a maçã mordida icônica da marca que nos torna capazes de reconhecer seus produtos. O design é um dos pontos fortes da Apple, fato que a Fast Company reconheceu no ranking. A empresa traz o minimalismo e a cor branca para seus produtos e Apple Stores, criando um benchmarking que se destaca e é fortemente apelativo para os consumidores. Mas, como dito, a criatividade e o design da Apple já é algo esperado todos os anos. O verdadeiro motivo pelo qual a empresa foi destaque no ranking deste ano foi na sua influência em manufatura e criação de novas tecnologias.

A Fast Company recordou que a Apple cria todos os chips e processadores para iPhones e iPads, além de possuir um sistema operacional próprio para seus produtos. A criação personalizada a destaca em seus concorrentes pois os chips e processadores funcionam de acordo com a necessidade de cada função no dispositivo, como câmera, aplicativos e até mesmo o touchscreen. “A companhia se tornou tão boa no design de chips que o A10 Fusion dentro do iPhone 7 dá uma surra nos processadores rivais em velocidades de benchmarks independentes”, escreveu a revista.

A inteligência artificial foi uma tecnologia muito falada em 2017 e continuará a ser neste ano – ela é uma das tecnologias em destaque no nosso e-book gratuito de tendências de startups e tecnologias em 2018, The Observation Deck. A revista destaca a atuação da Apple na inteligência artificial ao utilizá-la para economizar o máximo de bateria possível na bateria dos iPhones. A licença de privacidade da empresa também limita o número de informações contidas e analizadas na nuvem pois a tecnologia de inteligência artificial é própria da empresa, evitando assim a utilização de servidores de terceiros.

A Fast Company ainda citou a atuação da empresa gerida por Tim Cook na saúde, através do CareKit lançado em 2016. O CareKit é uma plataforma aberta no qual desenvolvedores de aplicativo podem compartilhar informações médicas com o consenso dos pacientes, permitindo o desenvolvimento de novas soluções para a saúde. O CareKit facilitou a criação de aplicativos para monitoramento de diabetes (One Drop) e o próprio Apple Watch da empresa também já foi capaz de detectar a doença em usuários com 85% de precisão.

Confira o ranking das 50 mais inovadoras do mundo:

01 – Apple
02 – Netflix
03 – Square
04 – Tencent
05 – Amazon
06 –Patagonia
07 – CVS Health
08 – The Washington Post
09 – Spotify
10 – NBA
11 – Marvel Studios
12 – Instagram
13 – Stitch Fix
14 – SpaceX
15 – Walmart
16 –Bytedance
17 – Reliance Jio
18 – Nintendo
19 – Social Capital
20 – AliveCor
21 – Novartis
22 – OneOme
23 – Thumbtack
24 – Ford Foundation
25 – Peloton
26 – Kakao Bank
27 – Darktrace
28 – Waze
29 – VIPKid
30 – Gucci
31 – Paytm
32 – Slack
33 – Hopper
34 – Compass Group
35 – DJI
36 – Sephora
37 – Cava
38 – Activision Blizzard
39 – Patreon
40 – Everlane
41 – Pinterest
42 – Stripe
43 – Sugarfina
44 – Duolingo
45 – Diamond Foundry
46 – Alfred
47 – CommonBond
48 – Rover
49 – The Muse
50 – Graduate Hotels

[php snippet=5]