Apple é campeã em inovação em 2015; confira o ranking das 15 mais

Avatar

Por Paula Zogbi

3 de dezembro de 2015 às 18:19 - Atualizado há 6 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Com a velocidade das mudanças tecnológicas, a inovação passou a ser um fator de extrema importância para as empresas que não querem perder a relevância no mercado.

Pensando nisso, o Boston Consulting Group (BCG), companhia global de consultoria empresarial, publica anualmente um ranking que classifica as empresas justamente pelo seu grau de inovação, focando em quatro atributos: ênfase em velocidade; processos de pesquisa e desenvolvimento bem gerenciados; uso de plataformas tecnológicas; e a exploração sistemática de mercados adjacentes.

Com relação ao ano passado, o ranking mudou pouco, tendo Apple e Google no topo e diversas empresas de tecnologia em seu total – que engloba 50 empresas. Outras áreas importantes são automóveis e ciências. A terceira colocada é a Tesla, montadora de carros elétricos de luxo de Elon Musk – o maior ídolo entre donos de startups, segundo outra pesquisa.

Entre as empresas melhor avaliadas, a primeira que não faz parte das indústrias de tecnologia ou automóveis é a oitava colocada, a Gilead Sciences, biofarmacêutica ficada em pesquisa e desenvolvimento. Também foge dos padrões entre as 15 primeiras a varejista japonesa de roupas Fast Retailing, em 15º lugar.

Nenhuma companhia brasileira entra na lista das 50 mais; sendo que há 29 empresas dos EUA, 11 europeias e 10 asiáticas. Nos mercados emergentes, vemos 3 chinesas e uma indiana.

Confira as 15 primeiras e clique aqui para a pesquisa completa:

1. Apple

2. Google

3. Tesla Motors

4. Microsoft

5. Samsung

6. Toyota

7. BMW

8. Gilead Sciences

9. Amazon

10. Daimler

11. Bayer

12. Tencent

13. IBM

14. SoftBank

15. Fast Retailing