Apple acaba de matar um dos projetos favoritos de Steve Jobs

WebObjects era um projeto da NeXT, empresa que Jobs fundou após sair da Apple pela 1ª vez

Avatar

Por Da Redação

4 de Maio de 2016 às 13:01 - Atualizado há 4 anos

Antes de selar seu retorno para a Apple nos anos 1990, Steve Jobs trabalhava em um grande projeto em sua nova companhia: a WebObjects, uma série de ferramentas para fazer “aplicações de internet”. O que chamamos hoje de “websites”.

Um desenvolvedor java chamado Hugi Thordarson mandou dezenas de e-mails para a Apple e recebeu uma resposta triste a respeito de um dos projetos mais amados por Jobs: o WebObjects está oficialmente morto. Primeiro, os porta-vozes da Apple não sabiam o que significava o WO, para depois afirmar que ele era um “produto descontinuado e que nunca será melhorado”.

Veja mais:
Hangout gratuito do StartSe te ensina tudo sobre inovação com o “Mark Zuckerberg brasileiro”
Como a inovação escapou da Apple e a fez ter pior resultado em 13 anos
Como a lógica de Aristóteles fez a Apple lucrar bilhões

O WO era um projeto muito a frente de seu tempo e a Apple continua usando partes dele na Apple Store até hoje – pense, ele foi inaugurado em 1996, quando a internet estava apenas engatinhando. Mas o projeto não tem upgrades desde 2008, quando Steve Jobs ainda estava vivo.

A ideia de Jobs era montar websites através de pequenos módulos, que agiriam como se fossem blocos de Lego. Revolucionário para a década de 1990 e basicamente como a internet funciona hoje (basta olhar como funcionam os sites mantidos por WordPress, que são cerca de 25% de toda a internet).

(via Business Insider)