AMEX, Santander e Ripple juntam-se para usar blockchain em pagamentos

Por Tainá Freitas
16 de novembro de 2017 às 15:37 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A American Express, Santander e Ripple realizaram uma parceria para agilizar transações internacionais entre os Estados Unidos e Reino Unido. A expectativa é que os pagamentos, que antes demoravam dias, sejam realizados em tempo real. A chave para isso é uma tecnologia inovadora: o blockchain. No caso, a da Ripple.
A blockchain da American Express permitirá que clientes dos EUA conectem-se instantaneamente com clientes do Santander no Reino Unido através de pagamentos rastreáveis, sem cartões envolvidos. Como de praxe na blockchain, todos os envolvidos poderão rastrear as transações e seus custos.
A tecnologia estará disponível para os clientes que usarem a FX International Payments (FX IP), plataforma de pagamentos internacionais da American Express.
“Essa solução em blockchain abrirá a porta para um novo canal entre os Estados Unidos e Reino Unido, representando uma oportunidade significante em pagamentos por todo o mundo”, Jose Luis Calderon, head of global transaction banking, disse em depoimento hoje.
Foi o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, quem afirmou que a tecnologia blockchain permitiria transferir o dinheiro em tempo real. “Estamos dando um grande passo com a American Express e Santander ao resolver problemas que corporações experimentam todos os dias com pagamentos internacionais. Transferências que usualmente levariam dias serão completadas em tempo real, permitindo que o dinheiro se mova tão rapidamente quando os negócios hoje”.
A união entre as corporações American Express, Santander e a startup Ripple possibilita uma inovação que mudará a vida de milhões de pessoas – principalmente do meio corporativo. Para descobrir como startups e empresas podem cooperar juntas, participe da Corporate Startup Innovation.
Já a American Express e Santander sugeriram que a blockchain poderia ser estendida para todo o mundo.
Blockchain com criptomoeda?
A Ripple ainda afirmou que também testou maneiras de acelerar pagamentos com sua criptomoeda, XRP, e essa pode se tornar uma ferramenta em sua parceria com bancos e outras instituições financeiras. “A moeda XRP irá entrar no jogo quando a dinâmica evoluir e outros players entrarem”, Marcus Treacher, global head of strategic accounts na Ripple, disse à CNBC em entrevista.
A blockchain fez sua fama por ser a plataforma criptografada que torna possível o Bitcoin. Hoje, sabemos que seu uso vai muito além das criptomoedas, pois sua ação descentralizada e criptografada traz uma segurança e agilidade que pode ser aproveitada em outros setores.
(Via CNBC)
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários