AMEX, Santander e Ripple juntam-se para usar blockchain em pagamentos

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

16 de novembro de 2017 às 15:37 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A American Express, Santander e Ripple realizaram uma parceria para agilizar transações internacionais entre os Estados Unidos e Reino Unido. A expectativa é que os pagamentos, que antes demoravam dias, sejam realizados em tempo real. A chave para isso é uma tecnologia inovadora: o blockchain. No caso, a da Ripple.

A blockchain da American Express permitirá que clientes dos EUA conectem-se instantaneamente com clientes do Santander no Reino Unido através de pagamentos rastreáveis, sem cartões envolvidos. Como de praxe na blockchain, todos os envolvidos poderão rastrear as transações e seus custos.

A tecnologia estará disponível para os clientes que usarem a FX International Payments (FX IP), plataforma de pagamentos internacionais da American Express.

“Essa solução em blockchain abrirá a porta para um novo canal entre os Estados Unidos e Reino Unido, representando uma oportunidade significante em pagamentos por todo o mundo”, Jose Luis Calderon, head of global transaction banking, disse em depoimento hoje.

Foi o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, quem afirmou que a tecnologia blockchain permitiria transferir o dinheiro em tempo real. “Estamos dando um grande passo com a American Express e Santander ao resolver problemas que corporações experimentam todos os dias com pagamentos internacionais. Transferências que usualmente levariam dias serão completadas em tempo real, permitindo que o dinheiro se mova tão rapidamente quando os negócios hoje”.

A união entre as corporações American Express, Santander e a startup Ripple possibilita uma inovação que mudará a vida de milhões de pessoas – principalmente do meio corporativo. Para descobrir como startups e empresas podem cooperar juntas, participe da Corporate Startup Innovation.

Já a American Express e Santander sugeriram que a blockchain poderia ser estendida para todo o mundo.

Blockchain com criptomoeda?

A Ripple ainda afirmou que também testou maneiras de acelerar pagamentos com sua criptomoeda, XRP, e essa pode se tornar uma ferramenta em sua parceria com bancos e outras instituições financeiras. “A moeda XRP irá entrar no jogo quando a dinâmica evoluir e outros players entrarem”, Marcus Treacher, global head of strategic accounts na Ripple, disse à CNBC em entrevista.

A blockchain fez sua fama por ser a plataforma criptografada que torna possível o Bitcoin. Hoje, sabemos que seu uso vai muito além das criptomoedas, pois sua ação descentralizada e criptografada traz uma segurança e agilidade que pode ser aproveitada em outros setores.

(Via CNBC)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

[php snippet=5]