Amazon pode estar construindo robôs domésticos (com lançamento em 2019!)
Por Isabella Câmara
23 de abril de 2018 às 15:30 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Após o sucesso do Kindle e do Echo, a Amazon supostamente está trabalhando em uma outra grande aposta: robôs domésticos. Com o codinome “Vesta”, em homenagem à deusa romana do lar, o projeto é supervisionado por Gregg Zehr, que dirige a divisão de pesquisa e desenvolvimento da Amazon, o Lab126. Foi esse mesmo centro de pesquisa que, há um tempo atrás, desenvolveu o Echo – smart speaker com a inteligência artificial Alexa – e outros dispositivos Fire.
Ainda não está claro quais tarefas o robô da Amazon pode executar. Segundo pessoas próximas ao projeto, o robô Vesta poderia ser uma espécie de Alexa móvel, acompanhando as pessoas em partes da casa onde não há dispositivos Echo. Isso porque os protótipos dos robôs possuem câmeras avançadas e software de visão computacional e podem navegar por casas como um carro autônomo. Ainda segundo a fonte, quem está liderando o trabalho de visão computacional é o ex-executivo da Apple, Max Paley.
Segundo pessoas próximas ao projeto, a Amazon planeja testar o dispositivo nas casa dos funcionários até o final desse ano e, provavelmente, lançá-lo para os consumidores no começo de 2019.
De acordo com a Bloomberg, o projeto Vesta se originou há alguns anos, mas foi somente nesse ano que a Amazon começou a recrutar especialistas para o projeto. Atualmente, há vagas para “Engenheiro de Software, Robótica” e “Engenheiro de Sensores de Princípio” no Lab126, por exemplo. Apesar dos boatos, um porta-voz da Amazon disse que a empresa não comenta “rumores e especulações”.
De acordo com funcionários, o projeto Vesta é diferente dos robôs projetados pela Amazon Robotics, uma subsidiária da empresa, em Massachusetts e na Alemanha. A Amazon Robotics implanta robôs em armazéns da própria empresa para movimentar mercadorias e se originou da Kiva Systems, uma empresa que a Amazon adquiriu em 2012 por US $ 775 milhões.
A promessa de robôs domésticos que executam tarefas básicas tem atormentado a indústria de tecnologia por décadas. Desde de Nolan Bushnell, o fundador da Atari que criou o Topo Robot, até a Sony, que mais recentemente apresentou o cão robótico chamado Aibo, o mercado vem esperando uma proposta viável para os robôs domésticos.
Atualmente, com os avanços na tecnologia de visão computacional, câmeras, inteligência artificial e ativação de voz, a Amazon viu uma oportunidade de viabilizar seu robô e trazê-lo ao mercado. A varejista está atuando em dispositivos e tecnologia para casas há algum tempo, tendo adquirido a startup Ring em fevereiro deste ano.
A Ring é uma startup de campainhas e câmeras inteligentes, com objetivo de trazer mais segurança às casas. A aquisição, no valor de US$ 1 bilhão, foi a segunda maior compra da empresa. Com a aquisição e a construção do robô doméstico, a Amazon está conquistando um novo mercado que ainda está em formação e, assim, se mantendo ainda mais competitivo na Nova Economia. Conheça a Nova Economia em nosso e-book gratuito.
Se os testes forem bem sucedidos, de acordo com a Bloomberg, a gigante do varejo mostrou-se disposta a subsidiar parcialmente os custos de seus dispositivos para assinantes Prime. Além disso, segundo eles, isso tornaria o produto acessível para os consumidores tradicionais no futuro.
[php snippet=5]
(Via Bloomberg)

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários