Amazon entra no mundo do blockchain

Avatar

Por Isabela Borrelli

29 de novembro de 2018 às 07:42 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Na quarta-feira (29), a Amazon anunciou o lançamento de dois novos serviços de blockchain: Quantum Ledger Database (QLDB), um banco de dados contábil totalmente gerenciado com uma autoridade confiável central, e a Amazon Managed Blockchain, um serviço de gerenciamento de blockchain que atualmente suporta o Hyperledger Fabric e dentro de alguns meses, o Ethereum.

Sobre a QLDB, Andy Jassy, CEO da AWS, informou que a tecnologia terá um conjunto muito mais flexível e robusto de APIs para fazer qualquer tipo de alteração ou ajuste no banco de dados.

O banco de dados também gerencia seus certificados, permite convidar facilmente novos membros para entrar na rede e rastreia métricas operacionais, como o uso de recursos de computação, memória e armazenamento.

Já em relação à Amazon Managed Blockchain, que pode funcionar com QLDB, a empresa anunciou que se trata de um serviço que permite configurar e gerenciar uma rede blockchain, “com apenas alguns cliques”.

O produto elimina a sobrecarga necessária para criar a rede e é dimensionada automaticamente para atender às demandas de milhares de aplicativos que executam milhões de transações.

As empresas normalmente tendem a usar Hyperledger Fabric quando conhecem o número de membros na sua rede de blockchain e querem operações privadas e capacidades robustas.

Clientes interessados podem se inscrever para a visualização do Amazon Managed Blockchain aqui.

E aqueles com aplicativos que precisam de um banco de dados contábil imutável e verificável podem experimentar o Amazon QLDB aqui.