Amazon e Microsoft largam na frente pela corrida do futuro da computação
Por Lucas Bicudo
15 de março de 2016 às 14:18 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Elas podem ter décadas de distância entre o nascimento de uma da outra, mas a Microsoft e a Amazon hoje pensam de maneira muito alinhada para o futuro dos computadores. E graças a viverem uma história muito parecida…
Ambas as companhias foram erguidas das garagens de seus fundadores, em Seattle, e ambas hoje estão liderando o mercado de computação na nuvem. E com gadgets como o Microsoft HoloLens e o Amazon Echo, ambas as companhias estão prestes a redefinir a noção de computador fora dos desktops e smartphones, segundo o site Tech Insider.
Para entender o porquê, vale dar uma olhada em uma situação muito parecida: Apple x Google, no mercado de smartphones. Ambas dominaram o mercado e não deram chances para que empresas como Microsoft e Amazon competissem – o Windows Phone é um traço de vendas e o Amazon Fire nem traço foi. Mas isso acabou por ser benéfico (de alguma forma) para as duas empresas, uma vez que agora seus esforços estão completamente voltados para o desenvolvimento de novas plataformas.
E é pelo fato de não precisar disputar uma outra guerra – a dos smartphones -, uma vez que a Apple já começou a evidenciar alguns baques em seus números de vendas, que todas as atenções estão voltadas para o desenvolvimento da próxima grande plataforma, que mudará o conceito de tecnologia como conhecemos hoje.
Para os consumidores, o cenário é perfeito: provavelmente a maioria das pessoas já estão satisfeitas com seus smartphones de última geração. Enquanto isso, a Amazon e a Microsoft podem ir a loucura e desenvolverem o que quiserem, sem pressão de um mercado já dominado.
Óculos de realidade virtual? Headsets holográficos? Laptop que também é tablet? Uma torre assistente que funciona através de voz? Vamos lá, esse é o momento de investir em algo que quebrará a barreira do mercado que temos hoje.
O Echo já se transformou em um dos aparelhos mais apreciados no Vale do Silício. O próprio Steve Wozniak, co-fundador da Apple, já declarou se tratar da “próxima grande plataforma” que estará na casa das pessoas.
Há também, o grande pulo do gato das duas empresas: com a Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft Azure, ambas as empresas já dominam o mercado de computação em nuvem – um dos principais atualmente. Satya Nadella, CEO da Microsoft, disse recentemente que esse mercado provavelmente é o “maior que já tivemos a chance de participar.”
Assista também:

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários