Assistente de voz da Amazon, Alexa, estará presente em computadores Windows

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

9 de janeiro de 2018 às 09:54 - Atualizado há 3 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Não é segredo para ninguém que a Amazon está investindo pesado na Alexa, sua assistente de voz (que usa inteligência artificial).  A varejista divulgou que vendeu milhões de dispositivos que possuem a Alexa na temporada de compras do ano passado e agora quer que a assistente esteja presente no maior número de dispositivos possível. Atualmente, a Alexa já possui integração com lâmpadas, fornos e até aspiradores de pó.

É por isso que no evento Consumer Electronics Show (CES) que acontece em Las Vegas nessa semana, diversos fabricantes de computadores Windows informaram que os novos computadores suportarão a assistente de voz Alexa.

Mas, além da compatibilidade, a interação será feita sem apertar nenhum botão – como se o computador fosse um próprio Amazon Echo (dispositivo no qual a Alexa é controlada).

[php snippet=5]

Entre os computadores que aceitarão a Alexa, estão o Pavilion Wave PC da HP; e modelos selecionados de notebook do tipo Aspire, Spin, Switch, Swift da Acer. Alguns Zenbook e Vivobook laptops da Asus também aceitarão a assistente de voz da Amazon.

Alguns desses computadores – como os da Acer -, virão com um hardware especial que permitirá que a Alexa responda aos comandos rapidamente. Além disso, ela poderá ouvir os comandos mesmo através de música alta, assim como é hoje no Amazon Echo. Porém, todos os computadores precisarão do novo aplicativo da Alexa para Windows 10, que deverá ser lançado neste ano.

Alexa x Cortana

No ano passado, a Amazon fechou um acordo com a Microsoft que permitira que a Alexa e a Cortana conversassem em computadores com Windows 10. A Cortana é a assistente de voz da Microsoft.

No entanto, um representante da Amazon afirmou que não há relação entre a parceria e as novas integrações da Alexa.

Seja como for, esse é um passo a frente para que a assistente de voz esteja cada vez mais presente na rotina das pessoas. A assistente de voz é regida por inteligência artificial, uma nova tecnologia e um dos principais ativos da Nova Economia. Para saber como as novas tecnologias impactarão em nossas vidas ainda em 2018, participe do evento A Revolução da Nova Economia.

(Via Business Insider)