Alphaville se conecta com startups para reforçar o negócio e entregar valor
Por Isabella Câmara
12 de dezembro de 2017 às 13:19 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Maximiliano Carlomagno, Sócio fundador da Innoscience, e Patricia Hulle, Gerente de Negócios da Alphaville, contaram um pouco sobre o programa de Corporate Venture da companhia, o Alpha Inova, durante o Corporate Startup Innovation. O programa é uma iniciativa da empresa para selecionar startups capazes de melhorar processos da companhia e, possivelmente, torná-las parceiras ou fornecedoras.
Para Maximiliano, o primeiro passo para comandar projetos de conexão como este é entender qual é o objetivo da empresa com a inovação: reforçar um negócio já existente, renovar a empresa ou até mesmo criar um negócio do zero. A partir desse alinhamento, é possível traçar o melhor tipo de conexão.
No caso da Alphaville, o objetivo era reforçar o negócio já existente a fim de entregar ainda mais valor para o cliente. Após definir o objetivo, a Innoscience começou a selecionar qual o tipo de startup combinava mais com a realidade da empresa. As exigências eram simples: estar no estágio de MVP, ou seja, startups que já possuem um produto mínimo viável desenvolvido e uma solução validada; e estar interessado na evolução da empresa.
Para atrair as startups, a empresa montou uma proposta de valor que oferecia as startups a oportunidade de gerar receita, testar sua solução em situações reais e em uma empresa inovador, ter contato com Diretores, Gerentes e Especialistas que oferecerão feedbacks sobre a aderência da solução no mercado e alcançar uma certa visibilidade no setor.
Entre as 165 startups que o programa atingiu, segundo Patricia Hulle, dez startups passaram para a fase piloto. Agora, os empreendedores rodarão o piloto em até 60 dias a fim de testar a adequação da solução à realidade da Alphaville, uma das maiores empresas de condomínios horizontais do país.
Pilotos – Programa Alpha Inova
Postmetria Inteligência de Mercado: A Postmetria é uma plataforma criada para monitorar e interpretar conteúdo espontâneo da internet, como posts, reviews, e-mails.
JUSTTO: A solução é um sistema para resolução inteligente de possíveis conflitos.
Looqbox: A Looqbox busca tornar simples a consulta e utilização dos dados das empresas.
Tem Açúcar?: A startup facilita a colaboração entre vizinhos por meio do empréstimo de objetos.
Urbe.Me: O Urbe.Me é o primeiro Equity Crowdfunding Imobiliário do Brasil.
QueroQuitar: A plataforma funciona como uma mesa de negociação online, que localiza e convida o consumidor a negociar e quitar suas dívidas diretamente ao credor.
ZeroDistrato: A ZeroDistrato é uma plataforma de inteligência preditiva que prevê distratos para incorporadoras e urbanizadores.
Conaz: A Conaz é uma plataforma B2B que conecta construtores e fornecedores da contrução civil por meio de um sistema de cotação e compra.
Stant: A plataforma busca facilitar a gestão de informação da obra por meio de um smartphone ou tablet.
Lean Survey: A startup realiza pesquisas ágeis em todos os municípios brasileiros com um custo baixo.
Segundo Maximiliano, nada disso seria possível se a empresa não tivesse adotado um bom método para acelerar a adoção dessas soluções. “Nós ajudávamos os patrocinadores a desenhar o piloto e aprender com seus erros em um curto espaço de tempo e a cada 15 dias nós fazíamos um trabalho de acompanhamento que os ajudava a se conectar com as startups”, conta Carlomagno sobre o método da empresa.
De acordo com Patricia, as inovações na Alphaville pretendem continuar: “Em 2018 planejamos trabalhar com a implementação de todos esses pilotos, abrir o canal para submissão contínuo e acelerar o intraempreendedorismo dentro da empresa”.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários