Alemanha investe em tecnologia para ser o “Vale do Silício do futebol”

Avatar

Por Elena Costa

1 de fevereiro de 2018 às 10:52 - Atualizado há 4 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A Alemanha está investindo € 110 milhões para construir um centro de treinamento onde os atletas do país possam receber uma capacitação de alto nível – que permita que a Alemanha continue derrotando os seus adversários e seja a melhor seleção do mundo. Denominado pelos alemães de “Projeto Vale do Silício do Futebol”, este centro de treinamento fornecerá aos treinadores uma visão completa de cada um de seus jogadores.

No espaço será possível analisar o movimento de qualquer jogador, a qualidade dos passes e até mesmo qualificar a vontade de vencer de um atleta (algo que, até então, era extremamente subjetivo). Isso será feito por meio de vídeos, dados e informações médicas que serão gravadas digitalmente por meio de coletes especiais e uniformes com chips incorporados, antena e GPS.

Toda a tecnologia será oferecida pela empresa de software SAP que fornece os seus serviços para a DFB (a CBF alemã) e é patrocinadora oficial do projeto. Eles apresentaram o seu novo dispositivo com um sistema capaz de rastrear todos os chutes executados por um jogador ao longo da carreira dele. Além disso, o app também mostra informações do ponto de vista do goleiro ou cobrador e fornece dados sobre como um jogador especifico tende a reagir em determinadas situações.

Durante o jogo, o técnico poderá acessar as informações armazenadas em seu tablet offline, já que a FIFA proíbe o uso de dispositivos eletrônicos ligados a internet. A aposta é que o Joachim Löw, técnico da seleção alemã, não irá para Rússia para participar da Copa do Mundo sem levar essa tecnologia consigo. Caso você esteja pensando em começar sua empreitada para adentrar o setor de SportsTech, a StartSe montou o e-book gratuito “Passo a Passo para Criar uma Startup”, com tudo que você precisa saber para dar o pontapé inicial.