Inteligência artificial vai resolver problemas no setor de saúde global

Com projeto de startups em desenvolvimento AI irá revolucionar o setor de saúde e modificará sistemas ao redor do globo

Avatar

Por Elena Costa

1 de dezembro de 2017 às 13:08 - Atualizado há 2 anos

Projetos das startups Inventus, Tricog Health, Aindra Systems, Niramai e Ten3T com inteligência artificial poderão diminuir os problemas enfrentados por sistemas de saúde ao redor do globo. Elas estão desenvolvendo soluções para este setor, principalmente na Índia, onde a situação do sistema de saúde é complexo e precário.

Segundo o CEO da Inventus, Manu Rekhi, a tecnologia de inteligência artificial criada por companhias indianas estão sendo desenvolvidas com base em duas décadas de indústria especializada em TI que trabalhão na superação de “como o software e a inteligência humana podem se associar para criar novos sistemas de AI human-in-the-loop para mercados globais “.

Os desenvolvimentos destas startups e as oportunidades de distribuições que elas oferecem fazem gigantes como Fortune 500 partners se interessem tanto pelo mercado indiano como o global do setor.

Com esse boom inicial do setor de AI para saúde, a lista de companhias envolvidas é ampla e grandes empresas globais como o Google estão levando o seu conhecimento em inteligência artificial para a Índia, realizando parcerias, como a feita com o Aravind Eye Hospitals para usar algoritmos de reconhecimento de imagens para detectar uma retinopatia diabética.

A parceria permite que o Google tenha acesso a mais de 120 mil imagens de retinas que foram utilizadas para a inteligência artificial identificar sinais da doença que atinge 415 milhões de pacientes ao redor do mundo. Mas isso é apenas o início já que o inteligência artificial irá receber uma imensa força para trazer novos cuidados de saúde preventiva para todos, não somente em comunidades ou afluentes.

Com um sistema complexo e precário de saúde e com 1,3 bilhão de habitantes, a Índia tem grande potencial para fornecer uma grande quantidade de dados para aprimorar com precisão os algoritmos e capacitar as startups e grandes corporações na busca por uma solução para os problemas de saúde ao redor do mundo. Já que especialistas de inteligência artificial afirmam que quanto mais e melhores dados, melhor os algoritmos.

Se manter competitivo nunca foi tão complexo. As startups têm desafiado grandes corporações, conquistado cada vez mais o mercado e inovando cada vez mais. Como sua empresa pode inovar a partir delas? Esse é o objetivo do Corporate Startup Innovation. Clique no link e saiba mais.

(Via Venture Beat)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]