8 ferramentas gratuitas que impulsionarão seu SEO

Avatar

Por Lucas Bicudo

19 de agosto de 2016 às 17:33 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O chamado SEO (Search Engine Optimization) hoje é imprescindível para o sucesso de qualquer site. No grosso, trata-se de como você se comunica com os mecanismos de pesquisa e usa a tecnologia como vantagem para captação de usuários. O melhor de tudo? Há maneiras de fazer isso gratuitamente, sem depender de terceiros que cobram o olho da cara para impulsionarem seu negócio. Confira 8 ferramentas que são de graça, fáceis de usar e beneficiam e muito seu empreendimento online.

1 – Google Analytics

Google Analytics é o avô de todas as ferramentas gratuitas de SEO. Completamente livre para gerenciar dezenas de sites diferentes, o Analytics te dá informações detalhadas sobre o tráfego de seu endereço, incluindo de onde ele vem, como ele vem e taxas de conversão. É uma das melhores ferramentas para diagnosticar o quão sua campanha é efetiva e os jeitos que você pode fazer para torna-la cada vez mais eficaz.

2 – Google Webmaster Tools

Google Webmaster Tools é um belo complemento para o Analytics, provendo informações mais técnicas da performance de seu site, assim como recomendações para mudanças em casos de resultados negativos. Com a ferramenta, você receberá notificações se seu site caiu ou está fora das políticas do Google. Você será capaz de analisar como o Google está indexando seu site e organizar tags e meta descriptions que não estão alinhadas.

3 – Open Site Explorer

Open Site Explorer é uma ferramenta mais específica de análise. A ideia é fornecer toda a informação que os search engines não compartilham conosco, como informações da quantidade de links, quais são nofollow, quais os textos âncoras e uma diversidade de outras informações. Você pode submeter um website para análise na ferramenta apenas digitando a sua URL. A primeira informação é relacionada à página que você submeteu, juntamente com dados do seu domínio. Estes dados são excelentes indicativos do estado atual da sua página em relação ao seu website.

4 – Google Keyword Planner

Google’s Keyword Planner é feito para ser usado com AdWords, mas funciona bem para a pesquisa de palavras chave orgânicas. É como uma oficina para criar novas campanhas ou expandir aquelas que já existem. Você pode pesquisar ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios, receber o histórico de estatísticas e ver o possível desempenho de uma lista de palavras-chave. Sobretudo, use o Keyword Planner para criar a base de uma campanha bem-sucedida baseada em palavras chave.

5 – Moz’s Keyword Explorer

O Keyword Explorer é uma ferramenta que cumpre todo o processo de descoberta da melhor palavra, filtrando e priorizando as palavras de acordo com os números mais importantes. O KWE também apresenta as métricas mais essenciais para um bom SEO: volume, oportunidade, dificuldade, potencial e importância. A ferramenta é extremamente assertiva ao apresentar o volume de buscas.

6 – BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta para identificar links que são mais compartilhados em redes sociais, bem como influenciadores para temas específicos. Você pode utilizar o BuzzSumo para procurar palavras chaves e entender quais são os conteúdos mais compartilhados por usuários no LinkedIn, Twitter, Facebook e Google+.

7 – SEMRush

No SEMRush é possível mensurar sua presença no Google, saber quais são as principais palavras e termos que geram tráfego para seu site, consultar o valor médio de CPC de cada termo e observar o que a concorrência está fazendo, quais palavras estão indexando e quais estão sendo investidas em links patrocinados.

8 – QuickSprout

Um dos diferenciais dessa ferramenta é um relatório detalhado do seu concorrente. Ela possibilita a análise de carregamento do site e ainda oferece algumas opções como comparação com a velocidade de carregamento de sites, análise em relação a SEO e ainda análise de compartilhamentos de mídias sociais.

(via Entrepreneur)

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!