7 vezes que a Xiaomi “se inspirou fortemente” na Apple

Da Redação

Por Da Redação

24 de fevereiro de 2016 às 16:11 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Celulares da chinesa Xiaomi são conhecidos por serem bons e baratos. Eu, ao menos, gosto. E não é sem motivo, já que a empresa por “se inspirar fortemente” na Apple. Tanto que parece que a companhia é uma das poucas fabricantes de smartphone que incomodam a empresa fundada por Steve Jobs.

O brasileiro que ocupa a vice-presidência da empresa chinesa, Hugo Barra, acredita que a “forte inspiração” não é cópia: “é sensacionalismo. Se você tem dois designers com a mesma habilidade, ambos vão chegar na mesma conclusão”, disse certa vez.

Fato é que a inspiração nunca impediu a Xiaomi de lançar produtos novos que não são inspirados nos da Apple – a chinesa tem purificador de ar, de água… e nada disso a Apple produz. Além disso, o novo smartphone da empresa, o Mi 5 não é parecido com nenhum smartphone da Apple (mas está sendo acusado de “se inspirar fortemente” na Samsung).

Leia também: 

O Facebook planeja uma mudança radical em um de seus aplicativos
A Microsoft quer roubar o Android do Google… e está conseguindo
O Netflix virou o HBO e agora o HBO quer virar o Netflix
Os aplicativos que qualquer celular precisa ter

Mas o site Cult of Android listou 7 vezes em que a Xiaomi “copiou” a Apple (e esqueceram de uma famosa, como o MIUI, muito parecido com o iOS). Veja:

Mi 4: Ao contrário da maioria de seus rivais com Android, o chassi é feito de aço inoxidável e tem bordas arrendondadas em torno de sua frente e de trás.  Não é nenhuma maravilha todo mundo acha que se parece muito com um iPhone.

Mi-4-vs-iPhone-front

Durante o lançamento do Mi 4 Xiaomi CEO Lei Jun usou o icônico “mais uma coisa” muitas vezes utilizado por Steve Jobs. Até a vestimenta de Lei era igual a de Steve Jobs.

Xiaomi-vs-Jobs

Há também o Mi Pad, tablet atraente e acessível de Xiaomi, que é feita de um plástico colorido forte, nas mesmas cores que o iPhone 5C. Até a cara dele parece com o iOS 7. Além disso, tem o mesmo tamanho de tela do iPad Mini e resolução.

Xioami-Mi-Pad-vs-iPhone-5c

Xiaami também faz um aparelho para televisões muito parecido com a Apple TV.

Xiaomi-Mi-Box-vs-Apple-TV

O Magic Trackpad da Apple também foi copiado e virou o Mi Router Mini..

Xiaomi-Mi-Router-Mini

As lojas da Xiaomi também são muito parecidas com as da Apple, não são?

Screen Shot 2014-07-23 at 13.29.21 1

E a cópia mais estranha é nesta foto aqui do Mi 3. Está vendo a câmera do aparelho? Ela não é igualzinha ao ícone da Apple? É.

mi3

Xiaomi-Mi-3-Aperture