7 tendências que vão transformar a sua vida nos próximos anos

Por Da Redação
6 de novembro de 2017 às 12:07 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Nova Economia está avançando! Sua vida será completamente transformada ao longo dos próximos anos, conforme novas tecnologias e novas relações pessoais devam ir surgindo por conta disso.
Serão inúmeras transformações em vários campos: do trabalho até as suas relações de consumo, haverá uma mudança radical em praticamente tudo. Haverá mais empreendedorismo ao mesmo tempo que empregos serão eliminados – e eventualmente pessoas estarão em situação precária por conta disso (problema que já tem solução proposta por alguma das maiores mentes da humanidade).
Estamos promovendo o maior curso sobre a Nova Economia no Brasil, para que você possa entender as mudanças que estão ocorrendo e se adaptar. O curso é um mergulho no Vale do Silício, a região mais inovadora do planeta, com Maurício Benvenutti, autor do bestseller Incansáveis. Por horas vamos destrinchar a nova economia, o que está acontecendo e para onde irá nossa sociedade nas próximas décadas.
1 – A Uberização da economia (e das relações de trabalho)
Talvez o mais aparente dos efeitos da Nova Economia até agora seja a “Uberização da economia” – que é a criação da “economia compartilhada”. As pessoas não devem mais ter todas as coisas e sim compartilhar algo de propriedade de outras pessoas.
O Uber é um bom exemplo: você deixa de usar o seu carro e passa a usar a “carona” de outra pessoa (proprietária do carro). Isso passa a acontecer em vários setores diferentes da economia – e é capaz que você chegue nas próximas décadas sem ser, verdadeiramente, dono de nada.
2 – Internet das Coisas (a era da criação dos dados)
O Google e o Facebook estão coletando quase todos os dados que você produz na internet. Agora imagine que seus eletrodomésticos vão passar a gerar dados sobre você também, após ser conectada à internet. A Internet das Coisas vai revolucionar diversos setores e produtores, que passarão a ser mais inteligentes – semáforos passarão a analisar o fluxo de carros para avaliar o melhor tempo para cada sinalização, sua geladeira poderá comprar cerveja sozinha….
Mais dados de tudo vai resultar em uma melhor gestão de quase tudo: o comportamento das pessoas será melhor estudado e produtos melhores vão surgir. As startups já se adaptaram a um importante lado dessa mudança: elas já usam a abundância de dados que existem no mundo para poder desenvolver seus produtos juntamente com os clientes.
3 – Carro elétrico e autônomo (você nunca mais vai dirigir)
O trânsito das grandes cidades incomoda, não? Imagine que ele pode ser resolvido nas próximas décadas. O carro autônomo virá e transformará sua relação com a mobilidade. Será só apertar um botão em um aplicativo e um carro virá (sozinho) te buscar e te deixar no lugar desejado, com muito mais eficiência que antes.
Os carros vão escolher os melhores trajetos e agrupar pessoas que estão indo para o mesmo destino, reduzindo ou eliminando o trânsito. Outro ganho de qualidade de vida: os carros serão elétricos, produzindo muito menos poluição no centro das cidades.
4 – Automação do trabalho e a transformação dele
Uma coisa que vai mudar profundamente é o trabalho: a tecnologia vai substituir milhares de empregos básicos nos próximos anos, principalmente com a maior automação e com o fortalecimento das impressoras 3D (que permitirão transformar a produção em algo ágil, local e altamente customizável).
Isso vai gerar um mercado de trabalho profundamente diferente do que o que temos hoje. 65% das crianças atualmente deverão trabalhar em trabalhos e profissões que ainda não existem. Como educar elas para este mercado de trabalho profundamente diferente que está surgindo?
5 – Bolsa-Família Universal
Bill Gates e Mark Zuckerberg concordam com uma coisa: conforme a tecnologia “varre” empregos, o governo precisa de criar uma espécie de “renda básica universal” para todos. Pense em um bolsa-família para todos dividirem as riquezas criadas pelos robôs (que produzirão pela gente).
Com isso, poucas pessoas poderão se dizer realmente pobres neste futuro que está se desenhando e o trabalho deixará de ser algo para garantir a subsistência – e sim a busca de um sentido na vida.
6 – Moedas digitais
A “Globalização” (para lembrar de um termo muito muito velho) criou um comércio fortíssimo entre nações. Contudo, não há “moeda global” – usa-se muito o dólar.
Moedas digitais deverão surgir e preencher essa lacuna muito em breve, transformando as negociações internacionais em algo muito menos complexo e mais rápido, como se você estivesse negociando com alguém perto. A primeira é o Bitcoin, que vem registrando fortes altas nos últimos anos.
7 – O empreendedorismo vai salvar o Brasil
E por fim, deveremos ver um mundo muito mais empreendedor do que atualmente – já que as pessoas vão buscar seus sonhos com mais frequência. E isso vai ajudar o Brasil: vamos ter mais empregos (e melhores) e mais riquezas sendo geradas com frequência. Seremos um país mais rico, mais justo e mais forte. Tudo isso depende de todos nós e a StartSe trabalha pesado para ajudar a transformar isso em realidade! Vamos?
Clique aqui para se inscrever no Curso Nova Economia

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários