6 tendências que prometem mudar a vida dos médicos
Por Isabela Borrelli
21 de janeiro de 2018 às 10:11 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A medicina não é mais a mesma e isso é um fato. Geramos dados a todo momento via aplicativos e smartphones. A relação de médico-paciente já ultrapassa as fronteiras do consultório, chegando no WhatsApp, e-mail e outras redes. A tendência de um atendimento personalizado promete usar o DNA para mapear as principais ameaças para cada pessoa. Cada vez mais a expectativa de vida cresce e por aí vai.
Esses avanços chegaram para ficar e, deles, são seis as principais tendências que prometem revolucionar a vida dos profissionais da saúde. Elas são: Inteligência Artificial, Digital Health, Wearables, Precision Medicine, Impressão 3D e Realidade Virtual.
Inteligência artificial
O cérebro humano tem limites que muitas vezes nos impossibilitam de achar a melhor solução ou de armazenar informações o suficiente. Essa dificuldade é um fato cotidiano para médicos que, para diagnosticar uma doença, devem recorrer à memória com frequência. Consequentemente, nem sempre a solução encontrada é certeira, o que pode acarretar em sérios problemas para o paciente. A inteligência artificial entra como uma forma de ajudar e otimizar o trabalho do médico.
Dessa forma, o médico pode focar em outras atividades, que exigem experiência e o famoso feeling, que o profissional adquire ao longo da carreira. Tudo isso com menos chances de errar o diagnóstico!
Digital Health
Cada vez mais softwares, aplicativos e ferramentas são usadas por milhões de pessoas, coletando dados de saúde a cada minuto. Além de ser capaz de reduzir ineficiências, isso também melhora o acesso e a qualidade, diminui custos e possibilita um atendimento mais personalizado e preciso. Essa forma de inovação permite que o médico fique em contato direto com o paciente, recebendo os dados gerados e pode indicar remédios ou atividades para o paciente na mesma hora.
Wearables
Os wearables são dispositivos em formato de acessórios que podem ser usados no dia-a-dia: relógios, pulseiras, roupas, entre outros. Os mais conhecidos atualmente são os voltados para exercícios físicos, que medem passos, batimentos cardíacos e calorias gastas, por exemplo. Além deles, também existem alguns que trazem uma função totalmente inovadora para a saúde. No caso, existem aplicativos que monitoram o sistema nervoso afim de identificar quando o paciente terá uma convulsão, além também de armazenar dados para traçar o comportamento dele.
Sem dúvida, essa tecnologia é um avanço e tanto para os médicos. Assim, eles podem acompanhar o paciente por relatórios dos aplicativos e até notar algum comportamento estranho do organismo, podendo prevenir coisas mais sérias.
Precision Medicine
Precision medicine trabalha muito com a genética do paciente. Por isso, é a área que promete trazer um tratamento individualizado de acordo com os genes, o ambiente e o estilo de vida do paciente. Isso permite, por exemplo, identificar se o indivíduo tem mais ou menos propensão a uma certa doença e, consequentemente, procurar prevenir ou ser medicado antes de uma piora.
Ter o código genético de um paciente pode mudar totalmente a medicina, uma vez que os profissionais poderão saber sobre as possíveis reações alérgicas, doenças e propensões de um paciente – antes de algo de fato acontecer!
Impressão 3D
Impressão 3D chegou na saúde e não é só para imprimir utensílios e aparelhos, mas próteses, tecidos humanos e até órgãos! As vantagens de imprimir um órgão, por exemplo, não se limitam somente à questão de atender as milhares de pessoas que precisam de um transplante. Isso, porque o órgão impresso teria como base as células-tronco do paciente, o que acaba com os problemas de rejeição que são comuns na operação.
Outras vantagens são a impressão de próteses perfeitas para o corpo do paciente ou até imobilizadores, que se moldam perfeitamente ao corpo do paciente e evitam quebras ou trocas constantes, como no caso do gesso.
Realidade Virtual
A tecnologia da realidade virtual não ficou limitada a jogos, mas também achou a sua utilidade na saúde e na medicina. A realidade virtual, no caso, pode ser aplicada à saúde de diversas formas: tanto em cirurgias, onde o médico poderá ver como se estivesse na ponta do bisturi, quanto para pacientes que estão internados há muito tempo no hospital, entre outros.
Outra possibilidade para a realidade virtual na medicina é a da simulação de um ambiente realista para que o usuário sinta como se estivesse fazendo um procedimento cirúrgico, por exemplo. Voltada principalmente para treinamento de estudantes e profissionais da área, a tecnologia também permite diminuir os custos das aulas práticas dos cursos de medicina e, possivelmente, da própria graduação na área.
Health Tech Conference
Isso mostra como as startups podem transformar a área da saúde. Nesse cenário, criamos o Health Tech Conference, evento que reúne as melhores startups e mais de 500 profissionais da área da saúde.
É uma oportunidade para que médicos, profissionais da saúde, executivos de grandes empresas e indústria farmacêutica possam conhecer as startups mais inovadoras do mercado.
Mais informações pelo site do evento, clicando aqui.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários