5G, uma nova geração de wireless, vem aí com mais rapidez e novas possibilidades

Nova geração de wireless é mais rápida que o 4G e promete inovar a construção civil e indústria automotiva que produz carros autônomos

Avatar

Por Elena Costa

6 de outubro de 2017 às 18:14 - Atualizado há 2 anos

5G

Uma nova e importante transição no mercado do wireless está chegando com a adoção do 5G. As mudanças do 3G para 4G foram discretas e pouco sentidas pelo público, o que com nova será impossível com a nova rede, já que espera-se que ela será 100 vezes mais rápida que a atual.

A tecnologia wireless é medidas por gerações, a cada nova geração ela recebe um número. Portanto, 5G significa que ela é a quinta deste setor. A velocidade de transmissão de dados e o método de codificação é modificada e não é compatível com a geração anterior. Testada recentemente ela é 100 vezes mais rápida que a 4G, mas isso pode diminuir quando sair definitivamente para o público (e houver congestão de rede).

Essa mudança será muito benéfica para diversos setores da economia como a da construção civil que por meio de interfaces hápticas e sensores em tempo real poderão usar a VR operar máquinas pesadas remotamente prevenindo acidentes. Além disso, os carros autônomos irão aproveitar a melhor conexão para aprimorar suas múltiplas interações com outros dispositivos conectados.

Em outras palavras, eles irão realizar uma viagem segura devido a latência zero do 5G que dará mais tempo de reação ao veículo evitando acidentes. Além disso, o 4G não possibilita esta ação já que o consumo de banda larga é muito alta.

Apesar da inovação e rapidez, o preço de um plano de serviço será mais caro do que o atual e t não existem ainda aparelhos ou dispositivos que suportem o 5G o que pode acarretar em uma demanda baixa do wireless no mercado.

O 5G faz parte da nova economia e mostra a rapidez com que o setor da tecnologia está crescendo. Tem uma ideia inovadora para o setor? Comece sua empreitada com as dicas do nosso e-book gratuito “Passo a Passo para Criar uma Startup”, com tudo que você precisa saber para dar o pontapé inicial.

(Via Venture Beat)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]