Sonda InSight aterrissa em Marte e manda primeiras fotos para NASA

A sonda InSight Mars Lander desceu ontem à noite na superfície de Marte a velocidade de 19 mil km/h

0
shares

Quando o InSight Mars Lander desceu, ontem à noite, na superfície de Marte, houve momentos de apreensão. A velocidade de aterrissagem, de 19 mil km/h, poderia encerrar a missão espacial. Agora, a plataforma de ciência robótica está sã e salva - e enviou fotos de volta para provar isso, afirma o TechCrunch.

As primeiras fotos mostram os arredores do ponto de pouso. Por exemplo, há imagens do Elysium Planitia, uma nave sem graça, sem grandes funcionalidades.

As imagens, tiradas com a Instrument Context Camera, dificilmente são impressionantes esteticamente falando. Se parecem mais com uma paisagem suja vista através de um tubo empoeirado. No entanto, quando se considera que é um território inexplorado, em um planeta distante, e que a lente está suja de poeira e entulho marcianos, a perspectiva muda. E muito! E aí é possível admirar a beleza das imagens que retratam um universo pouco explorado pela humanidade.

Vista da superfície de Marte com lente da câmera empoeirada

Vista da Elysium Planitia, nave aterrissada em Marte

[/caption]

Desacelerar da velocidade interplanetária e fazer um pouso perfeito foi definitivamente a parte difícil. Mas não foi o último desafio da InSight. Depois de aterrissar, ele ainda precisou se posicionar e ter certeza de que nenhum de seus componentes e instrumentos foram danificados.

A primeira boa notícia chegou logo após o pouso, transmitida através da sonda Odyssey da NASA. Uma selfie parcial mostrando que ela estava intacta e pronta para rodar. A imagem mostra, entre outras coisas, o grande braço móvel dobrado no topo da sonda e uma grande cúpula de cobre cobrindo alguns outros componentes.

Os dados de telemetria enviados na mesma hora mostram que a InSight também implantou com sucesso seus painéis solares e sua capacidade de coleta para continuar operando. Esses ventiladores frágeis são cruciais para a sonda e é um grande alívio saber que eles estão funcionando corretamente.

Estas são apenas as primeiras de muitas imagens que a sonda envia. Ao contrário da Curiosity e das outros veículos de exploração no espaço, a InSight não está viajando por aí tirando fotos de tudo o que vê. Seus dados serão coletados das profundezas do planeta, nos oferecendo uma visão de suas origens - e do nosso sistema solar.

Fotos: NASA

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários