Facebook revela que foi hackeado e 50 milhões de usuários foram afetados

Apesar de ter descoberto o ataque, o Facebook diz que ainda não está claro quem está por trás da invasão ou os motivos do mesma

0
shares

O Facebook acaba de anunciar que, nesta sexta-feira (28), um hacker conseguiu acesso a quase 50 milhões de contas de usuários da própria rede social. A notícia do ataque - um dos mais significativos da história da empresa - fez com que as ações da empresa caíssem cerca de 3%, somando-se à pilha de problemas que a rede social está enfrentando, diz o Business Insider.

Após o anúncio do ataque, que explorou uma fraqueza nos sistemas da rede social, o CEO do Facebook realizou uma teleconferência para explicar o que aconteceu - na conversa, inclusive, ele ressaltou a gravidade da situação. “Ainda não sabemos se essas contas foram mal utilizadas, mas continuamos analisando”, disse Mark Zuckerberg.

A empresa, que descobriu a invasão na terça-feira (25), informou que a falha estava relacionada ao recurso “Visualizar como”, que permite que as pessoas vejam como é o perfil dela por meio dos olhos de outro usuário. “Isso permitiu que os invasores roubassem os tokens de acesso do Facebook, que foram usados para assumir a conta de outro usuário”, disse o vice-presidente de Gerenciamento de Produtos, Guy Rosen.

“Os tokens de acesso são o equivalente a chaves digitais, que mantêm as pessoas conectadas ao Facebook para que elas não precisem digitar sua senha sempre que usarem o aplicativo”, explica. Apesar da desconfiança, a rede social diz que ainda não está claro quem está por trás do ataque.

Durante a teleconferência, Rosen afirmou que também não há evidências de que as mensagens privadas dos usuários tenham sido comprometidas, mas alertou que isso pode ser constatado à medida que a análise dos dados continua. O vice-presidente informou, inclusive, que não está claro em que bases as pessoas foram alvos, ou o motivo disso tudo.

A notícia de que a rede social tinha sido hackeada foi revelada um dia depois que um famoso hacker de Taiwan declarou planos de excluir a conta de Zuckerberg do Facebook e transmitir a ação ao vivo.. Apesar da coincidência, os representantes do Facebook disseram na teleconferência que não acreditavam que o ataque estivesse relacionado ao taiwanês.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários

Mais em Tecnologia & Inovação