Elon Musk está sendo processado por fraude e manipulação na bolsa

A SEC acusa que as declarações de Musk sobre o fechamento do capital da empresa eram falsas e enganosas, principalmente em relação ao preço das ações

0
shares

Na última quinta-feira (28), a Securities and Exchange Commission apresentou uma queixa contra Elon Musk após os tweets feitos pelo CEO da Tesla no mês passado, envolvendo o fechamento do capital da empresa e promessas de que havia "financiamento garantido". De acordo com a própria SEC, o processo está sendo movido devido às declarações de Musk, que eram falsas e enganosas.

O processo, segundo o The Wall Street Journal, foi movido após Elon Musk declinar o acordo com a SEC. Após o CEO da Tesla desistir, a comissão, rapidamente, juntou uma ação judicial contra o executivo. Em seus pedidos de indenização, a SEC recomendou que Musk pagasse uma multa e que ele fosse "proibido de atuar como diretor" de uma empresa pública.

Além disso, o processo alega que Musk também mentiu em relação ao preço das ações. Apesar de ter encontrado com o fundo soberano saudita e discutido sobre um possível acordo, eles não chegaram nem a discutir sobre preços quando Musk publicou sobre a ideia.

De acordo com a SEC, Musk chegou a US$ 420 "porque ele havia aprendido recentemente sobre o significado do número na cultura da maconha". A reclamação cita Musk dizendo que ele achava que sua namorada na época, a música Grimes, "acharia engraçado, o que admitidamente não é um grande motivo para escolher um preço”, disse a comissão.

A punição, que proíbe Musk de atuar como diretor de uma empresa de capital aberto, provavelmente seria vista como um desastre por muitos investidores da Tesla, que apostam no Musk tanto quanto apostam na empresa.  Além disso, a decisão também poderia criar problemas para a SpaceX, a empresa de foguetes do Musk, e complicar a capacidade da empresa de ganhar contratos.

Musk disse que ficou "profundamente entristecido" com o processo. Em um comunicado, o CEO da Tesla disse que “a ação injustificada da SEC me deixa profundamente triste e desapontado. Sempre tomei medidas no melhor interesse da verdade, da transparência e dos investidores. A integridade é o valor mais importante em minha vida e os fatos mostram que eu nunca comprometi isso de qualquer forma”.

A SEC se recusou a comentar sobre o assunto, mas um porta-voz da Tesla garante que os investidores e o conselho de administração da empresa confiam no Musk. "A Tesla está totalmente confiante na integridade da Elon e em sua liderança na empresa, o que resultou na mais bem-sucedida empresa de automóveis dos Estados Unidos em mais de um século. Nosso foco continua na rampa contínua da produção e entrega do Model 3 para nossos clientes, acionistas e funcionários”.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários