5 profissões que ganharão cada vez mais importância com a ascensão de IA

Avatar

Por Lucas Bicudo

21 de novembro de 2017 às 10:33 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O termo Inteligência Artificial geralmente evoca um sentimento de medo e apreensão. Medo das possibilidades desconhecidas, das imagens distópicas alimentadas pelo cinema e apreensão pela possibilidade da tecnologia algum dia substituir nossas fontes de sustento. Esse medo não é novo, nem totalmente infundado. O que não é dito é que enquanto uma oportunidade se fecha, outra definitivamente se abre.

Um novo relatório da Gartner afirma que, embora Inteligência Artificial tenha capacidade de eliminar 1,8 milhão de empregos no futuro, a tecnologia também criará 2,3 milhões adicionais. Peter Sondergaard, pesquisador-chefe da Gartner, previu que IA aumentará as habilidades dos trabalhadores e que poderia ser um “criador de emprego” a partir de 2020. Onde há buraco, há oportunidade. Basta fazer a transição.

A tecnologia está fazendo grandes mudanças em vários segmentos do mundo – a chamada Nova Economia. Para entendê-la com mais facilidade, preparamos este ebook que lhe ajudará a entender melhor o segmento. Confira.

Aqui estão cinco das profissões que terão um crescimento significativo com a ascensão desse tipo de tecnologia.

Cientistas de dados

Eles analisam dados para entender comportamentos, tendências e inferências complexas, descobrindo ideias ocultas que ajudam as empresas a tomar decisões mais inteligentes. Os cientistas de dados são “parte matemática, parte cientista da computação e parte da tendência”. A IBM prevê que a demanda por cientistas de dados aumentará em 28% até 2020, chegando a 700 mil profissionais.

Engenheiros de Inteligência Artificial e Machine Learning

A demanda por esses profissionais será semelhante à dos cientistas de dados. Enquanto se espera que os cientistas de dados tenham habilidades mais consistentes em estatística e análise, os engenheiros de machine learning devem ter experiência em ciência da computação e habilidades de codificação muito mais fortes. Se você estivesse entrando nesse campo há uma década, seria difícil encontrar trabalho fora da academia. Agora, com todas as indústrias aplicando IA em seu domínio, a demanda por experiência na área está em todos os lugares. Além disso, empresas que operam em diferentes verticais – como reconhecimento de imagens, reconhecimento de voz, medicamentos ou cibercriminalidade – já enfrentam o desafio de adquirir uma força de trabalho com o conjunto certo de habilidades e conhecimentos.

Profissionais de estruturação de dados

De acordo com Guru Banavar, chefe da equipe da IBM responsável pelo Watson, “com a estruturação de dados você pega dados brutos e organiza para a tomada de decisão. Digamos que você deseja treinar uma máquina para reconhecer aviões e você tem um milhão de fotos, algumas das quais possuem aviões, algumas das quais não possuem aviões. Você precisa de alguém para ensinar primeiro o computador cujas fotos têm o objeto e quais fotos não possuem. Aqui é onde esses profissionais entrarão em cena”.

Especialistas de hardware de Inteligência Artificial

As grandes empresas de tecnologia já estão tomando medidas para construir seus próprios chips. A Intel está construindo um chip especificamente para machine learning. Enquanto isso, a IBM e a Qualcomm estão criando arquitetura de hardware que reflete o design de redes neurais e pode executar como elas também. O Facebook também está ajudando a Qualcomm desenvolver tecnologias relacionadas a esse tipo de tecnologia. Com a crescente necessidade de chips e hardware, haverá maior demanda para esses tipos de profissionais.

[php snippet=5]

Especialistas de proteção de dados

O aumento de dados trará uma necessidade de proteção futura e, portanto, especialistas em TI de proteção de banco de dados. Muitas camadas e tipos de controle de segurança de informações são apropriados para bancos de dados, incluindo: controle de acesso; auditoria; autenticação; criptografia; controles de integridade; backups; segurança do aplicativo; segurança de banco de dados aplicando método estatístico.

As organizações sempre precisarão de julgamento humano

Embora Inteligência Artificial possa ser usada para acelerar os processos de rotina e a consequência disso é um deslocamento da força de trabalho, a tecnologia criará mais empregos do que destruirá. Os humanos ainda são necessários para o processo de análise, organização e elaboração de conclusões a partir dos dados. É por isso que o nosso papel na criação, implementação e proteção da IA se tornará significativamente mais importante.

Como Andrew Milroy, vice-presidente da Frost & Sullivan, disse: “a falta de mão-de-obra necessária para permitir as transformações irá diminuir a adoção e automação da tecnologia. Inteligência Artificial criará empregos. Novos empregos mais qualificados surgirão junto com o uso de tecnologia nova e disruptiva. A implementação desta tecnologia é impossível sem eles”.

Essa tecnologia é um passo para a humanidade. Ela está criando ferramentas para tornar a vida mais fácil e reduzir a necessidade de seres humanos realizarem tarefas comuns. A velocidade e a prevalência da propagação de IA significam que a responsabilidade pela formação da força de trabalho para a transição para esses novos empregos é algo que devemos levar a sério.

(via VentureBeat)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.