5 invenções disruptivas de hoje que Nikola Tesla previu 100 anos atrás

Avatar

Por Elena Costa

22 de fevereiro de 2018 às 16:06 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Você conhece a Tesla, empresa de Elon Musk que está revolucionando o mercado automobilístico, mas sabe quem era Nikola Tesla? Ele foi um engenheiro sérvio que para muitos é considerado ‘o verdadeiro pai de eletricidade’. Ele e Thomas Edison protagonizaram ‘a guerra das correntes’ onde um defendia a corrente contínua e outro a alternada.

Tesla acabou ganhando a disputa, permitindo que a energia elétrica fosse usada para coisas maiores do que acender luzes (que era o propósito de Thomas Edison). Contudo, enquanto Edison enriqueceu com a sua empresa (GE), Tesla morreu pobre em um hotel de Nova York. Muito inventivo, Tesla deixou um legado gigantesco, prevendo várias das tecnologias que foram implementadas recentemente.

Confira abaixo as 5 “invenções” mais notáveis previstas por Tesla:

  • Wi-Fi

Tesla chegou a desenvolver várias invenções e teorias voltadas para a transmissão de dados, chegando a deixar por escrito que um dia seria possível transmitir sinais telefônicos, docs, arquivos musicais e vídeos em todo o mundo usando tecnologia sem fio.

  • Celulares

Em entrevista a revista americana Colliers em 1926 Tesla afirmou que estava desenvolvendo o que ele chamou de “a tecnologia de bolso”. Ela iria transmitir imagens, músicas, vídeos e mais, segundo o engenheiro. Sobre a tecnologia ele chegou a afirmar que “poderíamos presenciar e escutar eventos como se estivéssemos neles”. Nunca terminou a tecnologia até sua morte, em 1943.

  • Drones

Em 1898 o engenheiro realizou um teste de um dispositivo “autômato”- sem fios ou controles remotos – que surpreendeu as pessoas que achavam que tinha um macaco dentro do dispositivo operando-o. Ele aproveitou ao máximo a comunicação sem fio, da robótica e portas logicas (circuitos integrados em um chip) para realizar tal ação.

  • Aviões comerciais de alta velocidade

“A aplicação mais valiosa da energia sem fio será a propulsão de máquinas voadoras sem combustível, livres de qualquer limitação, como as que existem nos atuais dirigíveis. Poderemos viajar de Nova York até a Europa em apenas poucas horas”, dizia Tesla. Atualmente conseguimos viajar longas distâncias em aviões rápidos movidos a diesel, mas elétricos – sem combustível – provavelmente somente em um futuro próximo.

  • Empoderamento da mulher

Embora não seja uma “invenção”, o empoderamento da mulher é dessas 5 coisas a que tem o maior potencial para mudar o planeta! Ao escrever uma matéria em 1926 para a revista Colliers, sob o título “When woman is boss” baseada nos pensamentos que Tesla tinha sobre as mulheres, o engenheiro disse que as mulheres utilizariam a tecnologia para obter melhor educação, emprego e até se tornar o sexo dominante.

Atualmente, ainda que difícil relacionar os dois temas, é evidente que as mulheres conquistaram um espaço importante no setor tecnológico – e estão a conquistar cada vez mais. Marissa Mayer, ex-CEO do Yahoo e a atual diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg são dois exemplos desta conquista de espaço.

Além disso, as mulheres utilizam a tecnologia para tornar global os movimentos feministas, com a campanha do #MeToo contra o assédio.

Ficou inspirado e deseja tirar a sua ideia do papel? Então confira o e-book gratuito “Passo a Passo para Criar uma Startup”, com tudo que você precisa saber para dar o pontapé inicial!

[php snippet=5]