5 elementos que devem constar na estrutura de seu site para torná-lo mais responsivo
Por Lucas Bicudo
3 de junho de 2016 às 14:52 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O primeiro passo para ser o melhor naquilo que você empreende é construir uma base bem estruturada com a qual você consiga desenvolver o trabalho de sua marca. Isso requer definição, articulação e declaração do que é a cara da sua empresa e a inserção dela nas mais diversas plataformas de comunicação, de modo que você consiga engajar as pessoas no seu empreendimento.
O problema é que grande parte das pessoas se apressam na hora de construírem suas marcas, apenas para começarem a gerar tráfego em um site que, quase que invariavelmente, não irá atingir o mercado de forma responsiva.
O ideal é que você não se perca em detalhezinhos e tenha um site que se comunique mais assertivamente com o grande público e os mecanismos de pesquisa.
Construir um site antes de determinar todos os pormenores da missão de sua marca é um tiro no pé. É sua identidade que levantará seu site, não o contrário. Não subestime o impacto do alinhamento entre uma missão sólida e uma identidade visual acessível.
Existem centenas de grandes e pequenas decisões que impactarão como seu site entregará a mensagem de sua empresa. Confira alguns elementos básicos que irão fazer toda a diferença:
1 – Identidade visual: cor e design
Um infográfico da Kissmetrics mostrou o impacto que cores e layout alinhados dá na captação de público online: cores bem definidas aumentam o reconhecimento de marca em 80%; 42% de compradores online baseiam sua opinião em geral pelo design do site isolado; 52% de usuários da internet não costumam revisitarem sites pela sua aparência; 93% dos consumidores colocam identidade visual como fator primordial na hora de fazerem suas compras.
Os números dizem por si só. Tenha bem definida sua estratégia de desenvolvimento de marca e construa seu site em cima de uma paleta de cores bem definida e responsiva.
2 – Navegação rápida e otimizada
Vamos encarar: as pessoas não têm paciência. De acordo com a mesma pesquisa da Kissmetrics, sites que possuem um mero segundo de atraso de resposta podem ter até 7% de redução em conversão de público. A questão é simples: seus usuários não irão navegar em um site que não responde fácil e rapidamente à suas vontades.
3 – Contato e redes sociais visíveis
Se você já teve que procurar informações de contato ou links para redes sociais em um site que não fosse de confiança, você sabe o quão irritante essa atividade pode se tornar. O melhor jeito de expandir o acesso à sua marca é deixar evidente o contato e o acesso às redes sociais logo a mostra e de maneira bem chamativa. Isso criará um emaranhado de conexões com todas suas plataformas, de uma maneira simples e responsiva para os mecanismos de pesquisa.
4 – Calls to action
Uma das principais funções de um site é encorajar que seus visitantes se engajem e interajam mais com a marca representada. Vá além dos calls to action discutidos no item anterior e ofereça, de maneira visível e chamativa, recursos de newsletter, quis, download de áudio ou vídeo, pesquisas, comentários, enquetes, e-books e materiais educativos (como esse do StartSe, que ensina, em e-book online e gratuito, como validar uma ideia e acelerar sua startup). Um dos maiores benefícios de um call to action é a capacidade de armazenar informações que te ajudarão a construir uma lista de potenciais consumidores.
5 – Design responsivo
Nós vivemos em um mundo de telas, sejam elas grandes ou pequenas. De acordo com o Pew Research Center, 64% dos norte-americanos adultos possuem qualquer tipo de smartphone – e dentre essa porcentagem, um de cinco usam a internet através de seu aparelho móvel. Em outra pesquisa, dessa vez do Google, 67% dos usuários de smartphone dos Estados Unidos relataram que são tendenciados a fazerem compras online se o site é responsivo para mobile. Nessa era onde tudo cabe no seu bolso, construir um layout que seja responsivo para tablet, smartphone, computador e qualquer outra plataforma é um verdadeiro desafio. As pessoas podem te achar através de um mecanismo de pesquisa, portanto, ele também deve ser capaz de te achar. Atitudes responsivas ajudam na ponte entre você, rede e consumidor. Isso é o que chamam de acessibilidade e Search Engine Optmization (SEO).
Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários