5 elementos que devem constar na estrutura de seu site para torná-lo mais responsivo

Avatar

Por Lucas Bicudo

3 de junho de 2016 às 14:52 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O primeiro passo para ser o melhor naquilo que você empreende é construir uma base bem estruturada com a qual você consiga desenvolver o trabalho de sua marca. Isso requer definição, articulação e declaração do que é a cara da sua empresa e a inserção dela nas mais diversas plataformas de comunicação, de modo que você consiga engajar as pessoas no seu empreendimento.

O problema é que grande parte das pessoas se apressam na hora de construírem suas marcas, apenas para começarem a gerar tráfego em um site que, quase que invariavelmente, não irá atingir o mercado de forma responsiva.

O ideal é que você não se perca em detalhezinhos e tenha um site que se comunique mais assertivamente com o grande público e os mecanismos de pesquisa.

Construir um site antes de determinar todos os pormenores da missão de sua marca é um tiro no pé. É sua identidade que levantará seu site, não o contrário. Não subestime o impacto do alinhamento entre uma missão sólida e uma identidade visual acessível.

Existem centenas de grandes e pequenas decisões que impactarão como seu site entregará a mensagem de sua empresa. Confira alguns elementos básicos que irão fazer toda a diferença:

1 – Identidade visual: cor e design

Um infográfico da Kissmetrics mostrou o impacto que cores e layout alinhados dá na captação de público online: cores bem definidas aumentam o reconhecimento de marca em 80%; 42% de compradores online baseiam sua opinião em geral pelo design do site isolado; 52% de usuários da internet não costumam revisitarem sites pela sua aparência; 93% dos consumidores colocam identidade visual como fator primordial na hora de fazerem suas compras.

Os números dizem por si só. Tenha bem definida sua estratégia de desenvolvimento de marca e construa seu site em cima de uma paleta de cores bem definida e responsiva.

2 – Navegação rápida e otimizada

Vamos encarar: as pessoas não têm paciência. De acordo com a mesma pesquisa da Kissmetrics, sites que possuem um mero segundo de atraso de resposta podem ter até 7% de redução em conversão de público. A questão é simples: seus usuários não irão navegar em um site que não responde fácil e rapidamente à suas vontades.

3 – Contato e redes sociais visíveis

Se você já teve que procurar informações de contato ou links para redes sociais em um site que não fosse de confiança, você sabe o quão irritante essa atividade pode se tornar. O melhor jeito de expandir o acesso à sua marca é deixar evidente o contato e o acesso às redes sociais logo a mostra e de maneira bem chamativa. Isso criará um emaranhado de conexões com todas suas plataformas, de uma maneira simples e responsiva para os mecanismos de pesquisa.

4 – Calls to action

Uma das principais funções de um site é encorajar que seus visitantes se engajem e interajam mais com a marca representada. Vá além dos calls to action discutidos no item anterior e ofereça, de maneira visível e chamativa, recursos de newsletter, quis, download de áudio ou vídeo, pesquisas, comentários, enquetes, e-books e materiais educativos (como esse do StartSe, que ensina, em e-book online e gratuito, como validar uma ideia e acelerar sua startup). Um dos maiores benefícios de um call to action é a capacidade de armazenar informações que te ajudarão a construir uma lista de potenciais consumidores.

5 – Design responsivo

Nós vivemos em um mundo de telas, sejam elas grandes ou pequenas. De acordo com o Pew Research Center, 64% dos norte-americanos adultos possuem qualquer tipo de smartphone – e dentre essa porcentagem, um de cinco usam a internet através de seu aparelho móvel. Em outra pesquisa, dessa vez do Google, 67% dos usuários de smartphone dos Estados Unidos relataram que são tendenciados a fazerem compras online se o site é responsivo para mobile. Nessa era onde tudo cabe no seu bolso, construir um layout que seja responsivo para tablet, smartphone, computador e qualquer outra plataforma é um verdadeiro desafio. As pessoas podem te achar através de um mecanismo de pesquisa, portanto, ele também deve ser capaz de te achar. Atitudes responsivas ajudam na ponte entre você, rede e consumidor. Isso é o que chamam de acessibilidade e Search Engine Optmization (SEO).

(via Entrepreneur)

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!

[php snippet=5]