Tesla revela seu caminhão elétrico (e muito tecnológico)

O caminhão usa a tecnologia para prevenir acidentes e é capaz de atingir 90 km/h em 5 segundos

0
shares

Nesta quinta-feira, dia 16, Elon Musk, CEO da Tesla, apresentou o primeiro caminhão elétrico da empresa. A Tesla o anuncia como uma opção mais segura e eficiente que os caminhões movidos à diesel existentes no mercado.

O caminhão elétrico da Tesla percorre 800 km por carga. Com o carregador Megacharger, de alta velocidade, em trinta minutos é possível carregar energia para aproximadamente 650 km. O veículo pode alcançar cerca de 90 km/h em cinco segundos, quando não há carga acoplada. Com a carga de aproximadamente 36 toneladas, o caminhão alcança 90 km/h em 20 segundos.

Visualmente, o caminhão é um pouco futurista. A cabine do motorista também é diferenciada: a cadeira fica no centro e há dois displays, um de cada lado do volante. A cadeira está localizada no centro para que o motorista tenha uma boa visão dos dois lados do caminhão – e os displays touchscreen auxiliam a enxergar pontos cegos, pois há câmeras fora do veículo. Há um cuidado com o conforto do motorista, pois a altura do caminhão permite que fique em pé.

A tecnologia do caminhão também permite que ele se conecte com sistemas de gerenciamento de frota para auxiliar nas viagens. Ainda existe a opção de dirigir em um piloto automático avançado.

A Tesla afirma que o caminhão não quebrará antes de 1 milhão de milhas percorridas. Para a empresa, o veículo é mais seguro pois possui uma bateria reforçada que ajuda a prever danos por impacto.

Em um release, a Tesla afirma que o para-brisa do caminhão é feito de vidro resistente a impactos. O veículo também possui sensores que detectam instabilidade no reboque e reagem positiva ou negativamente em cada roda para neutralizar o problema. Os freios também atuam independentes em cada roda.

Elon Musk afirmou que a produção do veículo terá início em 2019 e reservas podem ser realizadas pelo valor de US$ 5.000.

Atualmente, a Tesla não é a única empresa que está desenvolvendo caminhões elétricos. A Daimler também anunciou o próprio, mas, diferente da Tesla, ainda não há previsão de lançamento. A Tesla nasceu no Vale do Silício e é inovadora desde o princípio - foi ela quem popularizou e tornou possível os carros elétricos no cotidiano. Outras inovações nascem todos os dias no maior ecossistema tecnológico do mundo, que você tem a oportunidade de conhecer na Learning Experience.

(Via Business Insider)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários