Alemanha autoriza carros autônomos nas ruas (mas com 2 requisitos)

Antes as montadoras precisavam realizar os testes nos Estados Unidos, principalmente no Vale do Silício, onde boa parte das empresas já montou laboratórios justamente para testar este tipo de tecnologia

0
shares

Os carros autônomos estão autorizados na Alemanha, finalmente. Agora, as empresas locais podem realizar testes com carros que dirigem sozinhos por lá – uma bela melhoria que permitirá as montadoras locais como Volkswagen, Audi, BMW e Mercedes-Benz, testarem seus carros autônomos por lá.

Antes as montadoras precisavam realizar os testes nos Estados Unidos, principalmente no Vale do Silício, onde boa parte das empresas já montou laboratórios justamente para testar este tipo de tecnologia. É importante notar que as montadoras já estão há bastante tempo interessadas na tecnologia e na inovação dos carros autônomos e elétricos.

Ou elas assumem a mentalidade do Vale do Silício ou a falta de inovação vai acabar matando essas corporações gigantes como já matou outras como Kodak e Blockbuster – elas precisam se manter competitivas e inovadoras para sobreviver. E testar é fundamental para desenvolver o produto correto nos próximos anos e levar o carro autônomo para as ruas antes de 2020.

Há apenas dois requisitos na legislação alemã: primeiro, todos os carros precisam ter uma caixa preta que grave todos os dados das viagens e consiga determinar quem estava dirigindo (se é a máquina ou o humano) na hora de um acidente, por exemplo. E segundo, todos os carros autônomos, neste momento, precisam ter um motorista a postos.

Depois que os testes forem feitos, é capaz que os requisitos sejam alterados para uma legislação que permita carros autônomos de maneira irrestrita – isto é, para uso de consumidores, não apenas de corporações. A parte de testes é importante para moldar a legislação dos carros autônomos para os próximos anos, e acidentes trágicos que podem ocorrer podem ter um impacto muito negativo significativo.

A Alemanha está na vanguarda para um planeta mais sustentável, e isso envolve carros autônomos e elétricos. O país passou uma lei recentemente que proíbe carros a combustão até 2030 – criando uma linha de tempo realista para a adoção em massa de novas tecnologias.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários