21 truques que vão mudar a forma como você usa o iPhone

Avatar

Por Júlia Miozzo

16 de fevereiro de 2016 às 14:40 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O iPhone é um smartphone fácil de ser usado, já que não existe muito segredo para descobrir como funcionam seus principais recursos. E é exatamente por isso que alguns truques e recursos que não são tão conhecidos pelos usuários acabam sendo uma surpresa.

Como conta o Business Insider, alguns desses truques podem tornar o aplicativo de mensagens – tanto o iMessage quanto SMS – quase igual ao WhatsApp, com as mesmas funções, e outras tornam o dispositivo mais interativo.

Confira a seleção do portal com alguns desses truques:

1. Responder SMS sem desbloquear o celular e quando estiver em outro app
Quando a notificação de um novo SMS aparecer, é possível responde-lo apenas ao abaixar a notificação e puxá-la para a esquerda. A opção “responder” vai aparecer e você poderá digitar a resposta e enviá-la sem desbloquear o iPhone.

É possível fazer o mesmo quando estiver utilizando outro aplicativo do smartphone, da mesma maneira.

2. Descobrir quais aplicativos consomem mais bateria
Na opção “bateria”, no menu de configurações, é possível descobrir quais aplicativos mais consomem bateria do seu celular.

3. Ver todas as mídias enviadas entre você e um contato por SMS
Tal como é possível ver todas as mídias enviadas em uma conversa no WhatsApp, é possível fazer nas SMS. Para isso, basta abrir a conversa de um contato específico e tocar em “detalhes”, no canto superior direito.

4. Enviar áudios e mensagens que se autodestroem por SMS
É possível enviar mídias que expiram dois minutos após serem enviadas. Para isso, vá em Configurações > Mensagens e vá até o final da página, onde tem uma sessão para mensagens de áudio e vídeo. É possível escolher se a mídia vai expirar nesse período ou se será eterna.

5. Compartilhe sua localização com um amigo por SMS
Se é complicado explicar o local em que você está para alguém, você pode enviar sua localização, que será aberta através do Mapas. Para isso, basta tocar em “detalhes” e selecionar a opção “enviar minha localização atual”.

6. Permita que seus contatos acompanhem seu trajeto
Se você prefere permitir que um contato específico consiga rastrear seu trajeto, você pode fazer o mesmo do tópico anterior, mas optar por “Compartilhar localização” ao invés de “enviar minha localização atual”. Você pode escolher entre enviar sua localização por uma hora, até o final do dia ou indefinidamente.

7. Silencie SMS
Você pode silenciar mensagens de texto tanto de contatos individuais quanto conversas em grupo, tal como no WhatsApp. Também na opção “detalhes”, em uma conversa específica, você seleciona “não perturbe”.

8. Deixar uma conversa em grupo
Para deixar uma conversa de SMS em grupo, basta optar por “deixar conversação” na aba “detalhes”.

9. Nomear uma conversa em grupo
Se você frequentemente conversa com o mesmo grupo ou conversa com diversas pessoas sobre um mesmo tópico, você pode nomear uma conversa em grupo. Para isso, na aba “detalhes” existe um espaço para nomeá-lo.

10. Multitarefas no e-mail
Se você está escrevendo um e-mail e quer voltar para a caixa de entrada sem ter que descartar o e-mail, você pode tocar no topo dele, onde consta o assunto do mesmo, e arrastá-lo para o final da página. Ele se tornará uma aba e será fácil retornar a ele.

11. Encaminhe SMS para outros contatos
Da mesma maneira que se encaminha um e-mail, é possível encaminhar sms ou mensagens do iMessage para outros. Basta tocar na mensagem em questão duas vezes, selecionar a opção “mais” e, no canto inferior direito da tela, existe uma seta para encaminhar o texto selecionado. Assim, basta digitar o novo destinatário.

12. Use a Siri sem usar as mãos
Nem sempre é preciso pressionar e segurar o botão de home para utilizar a Siri: se você já tem o iPhohe 6S, é possível apenas dizer “Hey Siri” para ativar o assistente virtual da Apple. Os modelos mais antigos de iPhone precisam estar conectados a uma fonte de energia para que esse recurso funcione.

Para ativá-lo, vá em Configurações > Geral > Siri e ligue o “Permitir Hey Siri”.

13. Permita que a Siri leia qualquer coisa
Se você ativar esse recurso, a Siri poderá ler textos na internet, mensagens de texto e mais. Para ativá-lo, vá em Configurações > Geral > Acessibilidade > Fala. Então, ative “falar conteúdo da tela” e “falar texto automático”.

Quando permitido, você deve deslizar a tela de baixo para o topo com dois dedos para que a Siri leia o conteúdo.

14. Ensine a Siri como pronunciar nomes
Para isso, você deve abrir a Siri e pedir para que ela pronuncie o nome em questão. Quando ela responder, informe que a pronúncia está errada. Depois, diga a pronúncia certa e ela lhe dará opções de pronúncia. Quando você escolher a certa, ela vai se lembrar.

15. Controle seu iPhone somente movendo sua cabeça
Este é outro recurso de acessibilidade. Vá em Configurações > Geral > Acessibilidade e vá até o final da página, até a opção Controle Assistivo. A partir disso, basta criar um controle em “Adicionar novo controle” com movimentos de sua cabeça para cada função do celular.

16. Veja todos os lugares para os quais você já foi
Pode parecer assustador, mas seu iPhone sabe todos os lugares para os quais você já foi – e existe uma maneira de descobrir todos. Em Configurações, vá em Privacidade> Serv. Localização> Serviços do sistema. Uma das últimas opções é Localizações Frequentes, que você pode ver o histórico.

17. Economize bateria colocando seu celular no modo Escala de cinza
Uma maneira de economizar bateria é tirar as cores da tela de seu smartphone. Para isso, basta acessar Configurações> Geral> Acessibilidade e tocar Escala de Cinza.

18. Acesse informações médicas diretamente da tela de bloqueio
O iOS 8 trouxe o aplicativo Health, em que o usuário pode inserir informações médicas para acompanhamento. Além disso, as informações que constam no aplicativo aparecem no app podem ser acessadas da tela de bloqueio, na opção de Emergência, no canto da tela.

19. Descubra de quem é o número desconhecido que está te ligando
Um novo recurso do iOS 9 é capaz de mostrar o possível nome da pessoa que está ligando, caso o número não esteja salvo em sua agenda de contatos. Isso acontece caso você tenha um e-mail cujo endereço esteja associado com o número de telefone.

20. Peça para a Siri filtrar suas fotos por localização ou data
Quer ver apenas as fotos tiradas em um determinado dia ou local? Você pode pedir a Siri. Mas fique atento: esse recurso só funciona se o iPhone estiver atualizado com o iOS 9.

21. Peça para a Siri te lembrar de fazer algo
Você pode pedir para a Siri te lembrar de, por exemplo, responder um e-mail no final do dia. Esse recurso funciona com as Mensagens, Mail, Notas e Safari, contanto que o iPhone esteja atualizado com o iOS 9.