Microsoft desenvolve robô que desenha o que você descreve para ele

Avatar

Por Elena Costa

22 de janeiro de 2018 às 07:12 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Em seu blog, Microsoft anunciou que desenvolveu um robô que desenha o que você descreve para ele – qualquer coisa. Embora a tecnologia de inteligência artificial ainda esteja em desenvolvimento no laboratório de pesquisa da companhia, a versão atual deste robô é programada para prestar extrema atenção as palavras de um indivíduo para assim gerar uma imagem/desenhho igual ao descrito.

O grupo de pesquisadores liderado pelo Xiaodong He, pesquisador principal e gerente de pesquisa no Deep Learning Technology Center, chamam a tecnologia simplesmente de “Drawing Bot” e destacam que ela é capaz de gerar todos os tipos de imagens e “cada imagem contém detalhes que estão ausentes das descrições de texto, indicando que essa inteligência artificial contém uma ‘imaginação artificial’”.

[php snippet=5]

De acordo o texto do blog, “o plano de desenho encerra um círculo de pesquisa em torno da interseção de visão computacional e processamento de linguagem natural”. “Eles começaram com a tecnologia que grava automaticamente legendas de fotos – o CaptionBot – e, em seguida, mudou-se para uma tecnologia que responde as questões que os humanos perguntam sobre imagens, como a localização ou os atributos dos objetos, o que pode ser especialmente útil para pessoas cegas”.

“Agora queremos usar o texto para gerar a imagem”, disse Qiuyuan Huang, pesquisador do grupo de He e co-autor da pesquisa. “Então, é um ciclo”, completa ele. O grupo de estudiosos acredita que a nova tecnologia poderá ser utilizada por pintores e designers de interiores ou mesmo dentro de uma ferramenta de refinamento de imagens por voz.

Isso pode ser uma transformação na forma que este tipo de profissional trabalha. Eles precisam se adaptar para a Nova Economia. Reunimos as mentes mais brilhantes do Brasil para debater os pontos fundamentais que vão impactar seus negócios e sua carreira em um evento sensacional em São Paulo. Conheça a programação do evento e não deixe de ir. Nos vemos lá!