10 dos projetos mais inteligentes e audaciosos do Google

Avatar

Por Lucas Bicudo

19 de fevereiro de 2016 às 14:36 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Boa parte das pessoas acaba por associar e conhecer o Google somente ao seu serviço de busca, afinal, é de fato seu projeto mais revolucionário e duradouro. O alcance que a empresa tem através de sua search engine ultrapassa a impressionante marca de 3 bilhões de acessos diários, repassando a informação de maneira nunca vista antes.

Entretanto, desde sua fundação em 1998, alguns bons anos se passaram e para não ficar parada no tempo, a marca continua inovando e investindo em novidades que talvez você não conheça.

A lista bolada pelo site MarketWatch traz 10 dos projetos mais audaciosos do Google pós-revolução dos mecanismos de pesquisa por informação, dá uma olhada:

1 – Liftware spoon

Essa colher desenvolvida pelo Google permite que pacientes que sofrem de tremores, como Mal de Parkinson, possam comer sem que derramem suas comidas. Essencialmente, trata-se de um estabilizador que reduz o tremor através de uma série de movimentos contrários aos das mãos do paciente, gerando assim um equilíbrio maior e permitindo que as tremedeiras sejam reduzidas em quase 75%.

2 – Google Genomics

O projeto Genomics permite aos cientistas e pesquisadores que armazenem um gigantesco e vasto banco de dados de informação, denominados genomas. O armazenamento desses dados pode ser manipulado de um jeito que gere força o suficiente para alimentar tecnologias como Google Search e Maps. A iniciativa deu a capacidade para desenvolvedores de explorar e compartilhar complexos conjuntos de informações, em escala nunca vista antes.

3 – Longevity

O projeto Longevity licenciou o desenvolvimento de uma série de compostos de drogas experimentais, a fim de explorar todos os componentes biológicos por detrás do processo de envelhecimento. Esses compostos são agentes que ajudam a mapear, entender e diagnosticar com mais facilidade doenças relacionadas ao envelhecimento, além de trazer soluções terapêuticas para esses tipos de patologia.

4 – Google DeepMind

O que diferencia o Google DeepMind dos outros sistemas de inteligência artificial é o jeito em que seus algoritmos são construídos. Ao invés de focar apenas em uma única tarefa a ser realizada, a IA do Google consegue focar em múltiplas e quase que instantaneamente, permitindo assim que solucione uma grande variedade de problemas propostos, como aprender e suceder em todos os 2600 jogos do game Atari ou navegar através de labirintos 3D.

5 – Project Soli

Project Soli é o desenvolvimento de uma tecnologia daquelas de filme, digna das Empresas Stark, do mundo Marvel. Trata-se de um sistema de radar que detecta movimentos das mãos e dos dedos de seu usuário, permitindo assim a manipulação e interação de aparelhos virtuais como nunca vimos antes. A ideia principal por detrás do projeto é incentivar e aumentar a facilidade de uso dos chamados “wearables”, independendo de seu tamanho ou capacidade.

6 – Project Loon

Esses balões cheios de hélio foram construídos pela Google X para alcançar uma altitude de aproximadamente 20 km – o que equivale a quase o dobro da altitude atingida por aviões comerciais – e prover uma confiável rede de internet para lugares que não possuem captação de sinal.

7 – Google Fiber

Imagine assistir um vídeo no youtube sem o famigerado buffering. Agora imagine em uma escala maior: todos os seus vídeos, filmes, games e dados sendo baixados da nuvem de uma maneira que parecesse que eles já estão em seu HD há algum tempo. Bem, o Google Fiber é um serviço que provém velocidade de conexão de aproximadamente 1.000 MB por segundo, te livrando de qualquer necessidade de espera para rodar o que bem entender no seu computador.

8 – Nest

A ideia do projeto Nest é que ele seja um termostato, detector de fogo e câmera de segurança com inteligência própria. Esses aparelhos aprendem sobre os hábitos de seu usuário e usa o conhecimento para otimizar toda sua eficiência.

9 – Smart Contact Lenses

As Smart Contact Lenses conseguem fazer por você muito mais do que simplesmente corrigir sua visão. Equipadas com diversos sensores, elas tem a capacidade de medir seus níveis de glicose, detectar se há algum tipo de intoxicação no seu organismo ou até mesmo se o usuário está em estado febril. Todos os dados coletados na inteligência artificial podem ser transmitidos para um aparelho celular ou laptop, facilitando o processo de diagnóstico acerca de determinadas inconsistências no seu sistema.

10 – Project Skybender

O projeto traz drones completamente envoltos a painéis solares, capazes de manterem-se em vôo por aproximadamente 5 anos e proverem internet 5G para grande parte de seu raio de alcance.