Stop & Shop anuncia supermercado autônomo nos Estados Unidos

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

17 de janeiro de 2019 às 11:00 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Stop & Shop, rede americana de supermercados, anunciou nesta quarta-feira (16), que começará a testar um novo serviço em carros autônomos. O lançamento será feito em parceria com a startup Robomart, criadora do veículo.

Os carros passarão a circular sem motoristas em Boston entre março e junho deste ano, com itens de conveniência, kits de comidas e produtos frescos, como legumes e frutas. Os veículos serão controlados em uma base da Robomart e serão refrigerados para manter a temperatura dos alimentos.

Os clientes poderão chamar os “supermercados” por um aplicativo, assim como um Uber. Ao chegar, o veículo destranca as portas, e todos os produtos retirados são equipados com sensores e etiquetas RFID que identificam automaticamente o que saiu do carro.

Após a venda ser finalizada, a empresa envia o recibo para os clientes por e-mail. “Esta é uma maneira de alavancar a nova tecnologia para tornar as compras mais fáceis para nossos clientes – ao trazer a loja para eles”, disse Mark McGowan, presidente da Stop & Shop, em um comunicado. Segundo o executivo, a solução permite que os clientes tenham comodidade enquanto têm a oportunidade de escolher os produtos frescos.

“Durante décadas, os consumidores tiveram a conveniência de seu verdureiro local e leiteiro chegando de porta em porta, e acreditamos que, aproveitando a tecnologia sem motorista, podemos recriar esse nível de conveniência e acessibilidade”, disse Ali Ahmed, fundador e CEO da Robomart. Para o futuro, as empresas planejam expandir a frota, criando categorias para cada veículo.