Startup israelense produz carne no espaço a partir de células bovinas

Por João Ortega
9 de outubro de 2019 às 17:07 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Usar tecnologia avançada para produzir carne de formas alternativas é uma tendência crescente no mundo das startups. Enquanto diversas empresas que imitam carne com ingredientes vegetais já estão se consolidando no mercado – casos de Beyond Meat, Impossible Foods, Fazenda Futuro, entre outras – algumas buscam alternativas para produzir o alimento a partir de células animais. Neste segundo exemplo está inserida a startup israelense Aleph Farms, que usa bioimpressão 3D com células bovinas para gerar tecido muscular (carne).
Descubra como Israel se tornou a nação das super startups: participe da Missão Israel!
De forma simplificada, portanto, a Aleph Farms imprime carne bovina em laboratório. Com isso, a empresa pretende ter uma produção mais sustentável do que a pecuária, mesmo em condições adversas. Para provar o conceito, a startup realizou um experimento na Estação Espacial Internacional no início deste mês.
“Estamos trabalhando em um novo método para produzir a mesma carne, mas de uma maneira que use menos da metade dos gases de efeito estufa”, diz Didier Toubia, cofundador e presidente da startup, à Bloomberg. “O experimento no espaço mostra que a carne pode ser cultivada nas condições mais adversas, ou seja, em qualquer lugar, a qualquer hora e para qualquer pessoa”.
Neste sentido, a startup quer levar a solução para lugares remotos da Terra, onde a criação de gado seria inviável. Jonathan Berger, da aceleradora The Kitchen, que é parceira da Aleph Farms, diz que “a missão de fornecer acesso à nutrição de alta qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar de maneira sustentável é um desafio crescente para todos os seres humanos”. A expectativa é de que a carne da empresa israelense chegue ao mercado consumidor em cerca de três anos.
A alimentação no espaço, embora não seja prioridade da startup neste momento, também é um mercado potencial para a bioimpressão 3D. Esta tecnologia é desenvolvida pela empresa russa 3D Bioprinting Solutions, parceira da Aleph Farms.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários