Apple suspende escuta de gravações da Siri após polêmica global

Por João Ortega
2 de agosto de 2019 às 13:01 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Na semana passada, foi revelado na imprensa que funcionários da Apple escutam gravações de usuários feitas pela Siri. O tema causou polêmica globalmente, inclusive porque muitas das gravações foram realizadas sem que o dispositivo fosse acionado intencionalmente. Nesta quinta-feira (1), a empresa anunciou a suspensão deste programa de aperfeiçoamento da assistente virtual no mundo inteiro.
O processo de melhoria da Siri será revisado, segundo o portal TechCrunch. Uma atualização está prevista para que as pessoas possam escolher se suas gravações poderão ou não ser ouvidas pela Apple. “Estamos comprometidos em entregar uma ótima experiência com a Siri e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade do usuário”, afirmou um porta-voz da empresa.
De acordo a reportagem do TechCrunch, os termos de serviço da Siri não são claros em relação ao destino das gravações dos usuários. Apesar de se posicionar repetidamente como a empresa de tecnologia que mais respeita a privacidade dos usuários, o sistema de aperfeiçoamento da Siri é feito da mesma forma que o Google e a Amazon, com funcionários escutando os áudios e tendo acesso a diversos dados da pessoa gravada.
Google Assistant
Assim como aconteceu com a Apple, um funcionário do Google também falou em anonimato à imprensa sobre o programa de aperfeiçoamento do Google Assistant, inclusive com vazamento de áudios de usuários da Holanda. Agora, a empresa pode ser processada na Alemanha por quebra da Lei Geral de Proteção de Dados.
O Google afirma que, desde o dia 26 de julho, não faz mais escuta de gravações do assistente virtual na Europa, onde a regulação acerca da privacidade é mais rígida. Autoridades alemãs afirmam ter dúvidas significativas de que o Google Assistant em geral está em acordo com as leis de proteção de dados europeias.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários