SBT moderniza sua área de RH através de solução de IA

Conteúdo Patrocinado

Por Conteúdo Patrocinado

24 de abril de 2019 às 08:05 - Atualizado há 2 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Há pouco mais de um ano, José Roberto Maciel, CEO do SBT, decidiu que daria um estímulo ainda maior para os projetos de inovação da rede de televisão. O primeiro passo foi, junto com outros executivos, criar uma área responsável por liderar o processo de transformação digital do grupo, o SBT Lab. O SBT encontrou no habitat um ecossistema pronto, onde o grupo pudesse desenvolver os novos projetos. O local escolhido foi o inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, em São Paulo.

Com 22 mil metros quadrados distribuídos em 10 andares, o inovabra habitat foi inaugurado para aproximar as grandes empresas de startups. “O time do inovabra habitat faz uma curadoria de altíssima qualidade e consegue colocar aqui dentro empresas experientes e abertas à inovação e startups que trabalham com o que há de mais novo no mercado”, diz o head do SBT Lab, Felipe Fornaziere. Profissionais de empresas e startups se encontram a todo instante, nos diversos ambientes de convivência. “Estar aqui facilita o acesso às pessoas”, conta.

O relacionamento também é incentivado por uma equipe que cuida da agenda do espaço, garantido que aconteçam eventos para que executivos e empreendedores possam se conhecer e trocar experiências. Muitos destes eventos são abertos para o público externo e a programação pode ser acessada pelo site inovabra.com.br/habitat. “Nesses encontros, consigo aprender novas estratégias de negócios, erros e acertos dos empreendedores, melhores práticas de gestão. E tem ainda o benefício de trazer para estes encontros os profissionais do SBT, para que eles vejam que há um mundo novo, pulsante de ideias e projetos”, diz Fornaziere.

O executivo e seu time do SBT Lab trabalham para criar novos produtos digitais, com foco em gerar eficiência operacional e novas receitas; desenvolver parcerias com startups, e fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo no SBT. Em um dos encontros promovidos pelo time do inovabra habitat, Fornaziere conheceu a InBot, startup que desenvolveu uma plataforma e metodologia de trabalho com assistentes virtuais e que usam inteligência artificial para fazer atendimento online.

Em uma conversa com os profissionais de Recursos Humanos do SBT, Fornaziere vislumbrou a possibilidade de automatizar a área de atendimento do RH, utilizando o robô da InBot. “Muitos dos profissionais ainda investem grande parte do seu tempo em tarefas manuais, que decorrem de solicitações de formulários diversos, dúvidas sobre políticas e benefícios”, afirma. Há quase três meses, funcionários de cinco áreas do SBT e o time do InBot trabalham juntos no projeto e o primeiro teste com o robô no atendimento deve ser feito em abril.

“Este é um projeto que não tem por objetivo reduzir custos, mas agregar valor às atividades de profissionais qualificados, para que eles parem de fazer trabalho operacional e passem a dedicar o seu tempo e inteligência a atividades mais estratégicas”, explica o executivo. Em um segundo momento, a partir das interações com os profissionais do SBT e suas demandas, a ideia é que o robô seja capaz de fazer um diagnóstico, em tempo real, do nível de satisfação das pessoas com as políticas e práticas da área de RH. “Com isso, é muito provável que comecemos a dar visibilidade para desafios e oportunidades que hoje não vemos. A expectativa é beneficiar todos os 2.500 profissionais do SBT”, afirma.