SBT moderniza sua área de RH através de solução de IA

Conteúdo Patrocinado

Por Conteúdo Patrocinado

24 de abril de 2019 às 08:05 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Há pouco mais de um ano, José Roberto Maciel, CEO do SBT, decidiu que daria um estímulo ainda maior para os projetos de inovação da rede de televisão. O primeiro passo foi, junto com outros executivos, criar uma área responsável por liderar o processo de transformação digital do grupo, o SBT Lab. O SBT encontrou no habitat um ecossistema pronto, onde o grupo pudesse desenvolver os novos projetos. O local escolhido foi o inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, em São Paulo.

Com 22 mil metros quadrados distribuídos em 10 andares, o inovabra habitat foi inaugurado para aproximar as grandes empresas de startups. “O time do inovabra habitat faz uma curadoria de altíssima qualidade e consegue colocar aqui dentro empresas experientes e abertas à inovação e startups que trabalham com o que há de mais novo no mercado”, diz o head do SBT Lab, Felipe Fornaziere. Profissionais de empresas e startups se encontram a todo instante, nos diversos ambientes de convivência. “Estar aqui facilita o acesso às pessoas”, conta.

O relacionamento também é incentivado por uma equipe que cuida da agenda do espaço, garantido que aconteçam eventos para que executivos e empreendedores possam se conhecer e trocar experiências. Muitos destes eventos são abertos para o público externo e a programação pode ser acessada pelo site inovabra.com.br/habitat. “Nesses encontros, consigo aprender novas estratégias de negócios, erros e acertos dos empreendedores, melhores práticas de gestão. E tem ainda o benefício de trazer para estes encontros os profissionais do SBT, para que eles vejam que há um mundo novo, pulsante de ideias e projetos”, diz Fornaziere.

O executivo e seu time do SBT Lab trabalham para criar novos produtos digitais, com foco em gerar eficiência operacional e novas receitas; desenvolver parcerias com startups, e fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo no SBT. Em um dos encontros promovidos pelo time do inovabra habitat, Fornaziere conheceu a InBot, startup que desenvolveu uma plataforma e metodologia de trabalho com assistentes virtuais e que usam inteligência artificial para fazer atendimento online.

Em uma conversa com os profissionais de Recursos Humanos do SBT, Fornaziere vislumbrou a possibilidade de automatizar a área de atendimento do RH, utilizando o robô da InBot. “Muitos dos profissionais ainda investem grande parte do seu tempo em tarefas manuais, que decorrem de solicitações de formulários diversos, dúvidas sobre políticas e benefícios”, afirma. Há quase três meses, funcionários de cinco áreas do SBT e o time do InBot trabalham juntos no projeto e o primeiro teste com o robô no atendimento deve ser feito em abril.

“Este é um projeto que não tem por objetivo reduzir custos, mas agregar valor às atividades de profissionais qualificados, para que eles parem de fazer trabalho operacional e passem a dedicar o seu tempo e inteligência a atividades mais estratégicas”, explica o executivo. Em um segundo momento, a partir das interações com os profissionais do SBT e suas demandas, a ideia é que o robô seja capaz de fazer um diagnóstico, em tempo real, do nível de satisfação das pessoas com as políticas e práticas da área de RH. “Com isso, é muito provável que comecemos a dar visibilidade para desafios e oportunidades que hoje não vemos. A expectativa é beneficiar todos os 2.500 profissionais do SBT”, afirma.